Fabricante lança celular Android com saudoso teclado QWERTY na MWC 2019

2 min de leitura
Imagem de: Fabricante lança celular Android com saudoso teclado QWERTY na MWC 2019

A tecnologia touch screen é dominante já há um tempo, mas não é bem assim que a fabricante F(x)tec pensa. A empresa lançou na MWC 2019 seu Pro 1, um smartphone com keyboard QWERTY deslizante.

A parte visual do aparelho lembra um pouco o Nokia N900, celular que remete bem à época de transição dos teclados físicos para o universo quase totalmente composto de telas sensíveis ao toque. Voltando para o tempo atual, o Pro 1 é um aparelho que com certeza não é mais moderno do momento, mas que tem especificação interessante.

Antigo ou moderno?

Ele foi equipado com chip octa-core Snapdragon 835 – antecessor do Snapdragon 845 –, memória RAM de 6GB, armazenamento interno de 128GB – expansível para até 2TB com microSD – e bateria com 3.200 mAh. Seu display Super AMOLED é de 5,99 polegadas e Full HD. O painel traseiro recebeu um par de câmeras, sendo uma 12MP e outra de 5MP, enquanto a frontal é de 8MP. Ele também tem capacidade para realizar filmagens em 4k.

O F(x)tec Pro 1 também conta com carregamento e transmissão de dados rápidos, via USB-C. Já sua segurança, é reforçada com sensor de impressão digital. Por fim, ele vem de fábrica com Android Pie 9.0 e suporte para Google Assistente.

Fonte: Chris Velazco/Engadget.

Mesmo funcionando tão bem quanto qualquer outro smartphone com configurações semelhantes, o F(x)tec Pro 1 pode apresentar algum desconforto. Isso pode estar relacionado à prática de usar seu teclado QWERTY deslizante. O display no modo paisagem também pode não ser muito interessante no caso de alguns aplicativos, como o Instagram que funciona melhor na orientação vertical.

Celulares modernos com teclados físicos não desapareceram completamente, pois alguma fabricante sempre procura um jeito de revivê-los. Esse é o caso da pioneira do segmento Blackberry, com os KeyOne e Key2. Mas a opção, aparentemente, ainda não conseguiu atingir o mesmo sucesso da tecnologia touch screen.

Fonte: Chris Velazco/Engadget.

Também em 2018 Liangchen Chen, um dos fundadores da F(x)tec, esteve envolvido no processo de desenvolvimento de um snap independente de teclado físico deslizante para o Moto Z. Entretanto, o projeto acabou sendo cancelado por falta de dinheiro e grandes investidores.

Enfim, o mundo é cheio de alternativas, justamente porque nem todo mundo gosta da mesma coisa. Então, talvez o F(x)tec Pro 1 encontre seu nicho no mercado de dispositivos móveis. Ele está sendo oferecido em pré-venda por 649 dólares – cerca de 2.450 reais –, com entregas somente para a Europa, Estados Unidos, Japão e China.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.