A Sony não está em um grande momento no mercado de smartphones e precisa se reinventar para não ser ainda mais passada para trás no setor. Pensando nisso, a fabricante japonesa deixou a linha XZ de lado e apresentou nesta segunda-feira (25) na MWC 2019 um novo top de linha: o Xperia 1.

O novo smartphone estabelece de vez a ideia da Sony no mercado: oferecer "experiências em entretenimento criativo" a nível profissional, utilizando as décadas de trabalho da marca em áreas como música, TV e cinema.

Uma tela diferenciada

O grande destaque do aparelho é mesmo a tela OLED de 6,5", com resolução 4K, tecnologia HDR e proporção de 21:9. A chamada CinemaWide, que tem tecnologias dos televisores Bravia, traz aspecto e reprodução de cor o mais próximo possível do que foi idealizado originalmente pelos criadores de conteúdo.

Com isso, são mais camadas de textura, tons naturais e diferentes níveis de preto. O processador de imagem também é original da Sony e traz ainda mais qualidade para o painel. A durabilidade é garantida pela Gorilla Glass 6 em ambos os lados do aparelho.

A proporção 21:9 possibilita o uso de tela dividida para ver dois aplicativos ao mesmo tempo — algo que pode ser ativado até por comandos de voz.

Completando a experiência

O Xperia 1 ainda conta com tecnologia de áudio Dolby Atmos, melhorado com componentes da própria Sony para criar uma experiência de som multidimensional. A empresa ainda adicionou uma tecnologia chamada Game Enhancer para otimizar o desempenho na hora de jogos, bloqueando notificações e permitindo a gravação de gameplays mais facilmente.

Nas câmeras, mais destaques. O conjunto traseiro é triplo, com uma lente especializada em paisagens vastas, uma padrão e outra telefoto para zoom. Tecnologias das lentes intercambiáveis da Sony também foram herdadas, agora chamadas no mobile de BIONZ X. Elas garantem um autofoco com precisão comparával a do olho humano e a possibilidade de tirar retratos em sequência de forma ainda mais rápida, garantindo que você não perca nenhum momento.

Uma câmera.

Na câmera frontal, a gravação de vídeo pode em 4K e HDR pode ser feita a até 24 fps com proporção 21:9. O sistema de estabilização híbrido da Sony permite vídeos "retinhos", mesmo com movimento das mãos. Você ainda pode usar frames de conteúdos gravados ou até transmitidos ao vivo como fotos, já que a qualidade é a mesma.

Por fim, o processador é o atual top de linha da Qualcomm, o Snapdragon 855. A bateria tem tecnologias da própria Sony, como o Xperia Adaptive Charging e o Battery Care, que evitam o desgaste do componente.

Disponibilidade

O Sony Xperia 1 será lançado "em mercados selecionados" em algum momento de junho, quando termina o outono no Hemisfério Sul. As cores disponíveis são preta, branca, cinza e roxa. Não há qualquer indicativo de preço até o momento.

Cupons de desconto TecMundo: