Nokia 9 PureView tem 5 câmeras traseiras e promete fotos matadoras

2 min de leitura
Imagem de: Nokia 9 PureView tem 5 câmeras traseiras e promete fotos matadoras

Nokia apresentou neste domingo (24) o novo smartphone top de linha da marca, que atualmente pertence ao grupo HMD Global. Trata-se do Nokia 9 PureView, que é perfeito para entusiastas de fotografia. Afinal, ele possui nada menos que cinco lentes Zeiss na traseira, formando um círculo de sensores que trazem o melhor da fotografia mobile.

O objetivo do aparelho é permitir que você tenha todos os detalhes possíveis de cada retrato, um controle perfeito do foco e da profundidade de campo, amadureça o seu lado de fotógrafo profissional (mesmo sendo um amador) e se expresse de forma diferente, trabalhando com iluminação, cores e outras técnicas avançadas de fotografia.

Design e funcionamento

Ele tem um corpo de alumínio com Gorilla Glass 5 e corte de diamante, garantindo segurança e elegância no design do aparelho. Ele tem 6 mm de espessura e nenhum "relevo" de câmera, mesmo com tantos sensores atrás.

O Nokia 9 PureView tem carregamento sem fio integrado e desbloqueio por rosto, além de leitor biométrico já embutido na tela. O sistema operacional é o Android 9 Pie na versão Android One, o que significa a versão mais pura possível e atualizações rapidamente disponibilizadas.

É penta!

Dois dos sensores são RGB para trazer as melhores informações de cores, enquanto as outras três lentes são monocromáticas, que capturam dez vezes mais luz que sensores comuns e trazem visibilidade mais realista. Cada clique resulta em uma foto tirada simultaneamente por cada sensor, com os retratos sendo combinados para formar a imagem perfeita.

Uma tela.

A profundidade de campo é um dos destaques aqui: a profundidade de campo pode ser controlada de forma completa pelo usuário, graças a machine learning e uma divisão de "camadas" com cada elemento no fundo da foto. Assim, todas as fotos já contam com HDR habilitado e um mapa de profundidade de 12 MP. Cada um desses dados no formato JPG gerado permite detalhamento absurdo em áreas como pôr-do-Sol ou cheias de sombras, além de ressaltar as texturas.

Como tudo isso está armazenado nas informações do arquivo, você ainda pode ajustar os retratos direto pelo Google Fotos depois de ter efetuado o clique.

Você pode capturar fotos no modo DNG, que não traz nenhuma compressão, e já edita os arquivos em softwares de parceiros, como o Lightroom, da Adobe.

Um controlador personalizado foi criado para gerenciar o sistema. Essa ainda é a primeira vez que um smartphone utiliza todo o poder direcionado para fotografia dos processadores Qualcomm Snapdragon.

Disponibilidade

O Nokia 9 PureView será lançado em março de 2019 na cor "Midnight Blue", uma tonalidade de azul. Ele tem 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e sai por US$ 699, o equivalente a R$ 2,6 mil. Vale lembrar que a HMD Global não tem representação oficial no Brasil atualmente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.