Tudo sobre o Huawei Mate X, o novo smartphone moderno, dobrável e 5G

2 min de leitura
Imagem de: Tudo sobre o Huawei Mate X, o novo smartphone moderno, dobrável e 5G

A Huawei apresentou neste domingo (24) durante a MWC 2019 o seu primeiro smartphone dobrável. Trata-se do Huawei Mate X, modelo que havia vazado dois dias antes do evento — o que não estragou a surpresa, porque é igualmente impressionante ver o aparelho em imagens oficiais e ser utilizado em tempo real.

O Huawei Mate X se dobra para fora, ao contrário do que vimos no Galaxy Fold, da Samsung. Isso significa que, aberto, ele funciona como se fosse um tablet de 8" (com proporção 8:71 e resolução 2480x2200 pixels). Fechado, ele apresenta uma interface de duas telas "cortadas", uma de cada lado do dispositivo, com 6,25" e 6,6" — maior até do que o iPhone XS Max, da Apple.

Na tela traseira,  que é um pouco menor, ficam também os sensores da câmera e o leitor biométrico em uma barra lateral. Ela pode parecer esquisita à primeira vista, mas além de abrigar esses componentes, ajuda também a segurar o tablet com uma das mãos.

Um aparelho

Não há qualquer notch e a borda é a mais fina possível, seguindo a identidade visual "Full View" dos displays da fabricante. Outro destaque é a portabilidade: ele tem só cerca de 11mm de espessura quando dobrado e 5,9 mm no modo tablet.

Uma captura de tela.

O Huawei Mate X ainda acompanha um case de proteção que faz com que a tela traseira (no modo fechado) esteja totalmente protegida contra riscos e arranhões.

Tela dobrável, mas por fora

O display traseiro pode ser utilizado para funções específicas e as câmeras traseiras podem ser aproveitadas no lado frontal, o que aumenta a qualidade das selfies. Além disso, o dispositivo já está habilitado para o 5G, a nova geração de redes móveis.

O estilo de design se chama "Falcon Wing" e traz uma dobradiça sofisticada, capaz de fazer o aparelho dobrar completamente e sem deixar espaço entre as duas metades fechadas. Como ela conseguiu isso? A Huawei tem patentes próprias que permitem uma dobradiça com quase 100 componentes. Além disso, o botão "Power" e o leitor de digitais ficam na lateral da tela.

A bateria de 4.500 mAh já é impressionante por si, mas ela ainda conta com um diferencial da marca: o SuperCharge, capaz de trazer 80% de carga em apenas 30 minutos.

O processador é o top de linha da Huawei, o Kirin 980, acompanhado do modem 5G Balong 5000. Além de ser especializado em inteligência artificial, ele também garante ótimo desempenho para multitarefas, uma das maiores utilidades de um smartphone dobrável.

Uma tela.

Aliás, o multitarefas do aparelho está garantido com um modo de navegação "lado a lado", em que você pode fazer duas tarefas completamente diferentes em cada metade do aparelho no modo tablet — e até interagir entre eles, arrastando arquivos de um app para o outro, por exemplo.

  • Tela: 8" (modo tablet, 2.480x2.200 pixels), 6,6" (modo celular, tela frontal) e 6,4" (modo celular, tela traseira).
  • Processador: Kirin 980
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 512 GB
  • Câmeras: 3 sensores com lentes Leica (sem mais detalhes revelados)
  • Bateria: 4.500 mAh (com tecnologia Huawei SuperCharge)
  • Dual-SIM com conectividade global

Disponibilidade

O Huawei Mate X sai por 2.299 euros, o que dá cerca de 2,6 mil dólares ou 9,8 mil reais — um valor muito maior do que o Galaxy Fold, que foi revelado por US$ 1,9 mil. A Huawei explicou que o preço é esse por causa da tecnologia 5G e pelas mudanças na fabricação que a marca precisou realizar para tornar o aparelho possível.

Ele será lançado oficialmente no fim de 2019.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.