YouTube vai liberar a visualização de vídeos Full HD no modo offline

1 min de leitura
Imagem de: YouTube vai liberar a visualização de vídeos Full HD no modo offline

Quem tem YouTube Premium tem a facilidade de fazer download de vídeos da plataforma para serem vistos offline. Assim, esse recurso funciona como uma boa saída para passar o tempo durante uma viagem ou em lugares que não tenham acesso à internet. O problema é que só é possível baixá-los na qualidade máxima de 720p.

Contudo, um teste de teardown de um APK do aplicativo do YouTube, feito pela equipe do Android Police – site especializado na tecnologia Android –, sugere que ver vídeos Full HD do aplicativo no modo offline poderá ser uma realidade. Abaixo é possível notar uma linha do código do app, indicando o formato 1080p sem uso de conexão.

Fonte: Android Police.

O teste de teardown refere-se à avaliação do funcionamento de um programa como um todo ou partir de um grupo de códigos. Mas análises desse tipo apresentam alguma margem de erro, por se tratar de algo mais especulativo do que concreto. Além disso, atualizações nessa fase podem ser perfeitamente canceladas e não chegar até o usuário comum de forma rápida.

Outra questão é que nem todo aparelho poderá terá acesso à opção. Afinal, alguns não oferecem suporte de display para resolução Full HD, como é o caso de modelos mais antigos ou de entrada. Quem se interessar pelo download offline de vídeos nesse formato ainda deverá se lembrar que mídias com essa qualidade costumam ocupar um bom espaço no armazenamento do aparelho.

Função de notificações e streaming de games também podem ter novidades

A análise mencionada também indica alguma mudança na seção de notificações da plataforma, especificamente na parte de uploads. Mas não foi possível captar de que forma isso deve funcionar. Já o streaming de games no YouTube original, deve ganhar um botão de transmissão de jogos que pode ser feita diretamente do celular.

Esse recurso era até então parte do YouTube Gaming – ou Jogos –, plataforma dedicada a conteúdo desse segmento, criada para concorrer com o Twitch. A alteração seria um passo natural, já que a companhia irá encerrá-la no próximo mês, movendo suas atividades para o YouTube original.

Fonte: Reprodução/YouTube.

O APK com a versão 14.06.51, avaliado pelo Android Police, pode ser baixado por desenvolvedores no Mirror APK. O conjunto de arquivos tem assinatura da própria Google, por isso não apresenta riscos. Mas é importante ressaltar que os recursos mencionados podem ser disponibilizados de modo limitado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.