Como identificar e evitar apps falsos na Google Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Como identificar e evitar apps falsos na Google Play Store

Mesmo numa loja de apps de uma gigante como a Google, é possível que nos deparemos com algum aplicativo que tenta se passar por outro, mais famoso, sem possuir as mesmas funcionalidades e, o pior, com a possibilidade de oferecer riscos aos usuários, como anúncios ou roubo de informações.

Com estas dicas, esperamos que nossos leitores nunca mais caiam numa armadilha de algum desenvolvedor mal-intencionado.

Como identificar apps falsos na Play Store

1. Preste atenção nos resultados da busca

No exemplo abaixo, pesquisamos pelo termo “messenger”, que seria o app de mensagens do Facebook. Perceba que vários apps possuem ícones que poderiam levar um leigo a instalar o aplicativo errado. Às vezes, dois apps com ícones iguais pode significar uma versão gratuita e outra paga, porém, também é possível acontecer de um deles ser falso.

2. Analise o nome do app e seu desenvolvedor

Fique atento com as pegadinhas! Se dois apps possuem o mesmo nome e ícone, cheque o nome da empresa que os desenvolve. No nosso exemplo, podemos perceber que os apps são genuínos, sendo desenvolvidos pela empresa imo.im, só que um deles é uma versão estável, enquanto o outro é uma versão beta.

3. Cheque o número de downloads

Se dois apps parecem muito parecidos para você, investigue sobre o número de vezes que ele foi baixado. Por exemplo, o app original do Facebook, obviamente, terá muito mais downloads que um app que tenta de passar por ele.

4. Leia a descrição e veja as capturas de tela

Outra forma de distinguir um app autêntico de um falso, é observar sua descrição e os prints de tela. Desenvolvedores confiáveis vão oferecer descrições bem detalhadas sobre seus apps, listando suas funções e utilizando uma linguagem rica e polida. Os prints também tentarão passar o máximo de informações e terão boa qualidade.

5. Leia as análises dos usuários

É interessante ler as opiniões dos usuários que instalaram o app. Sim, apps falsos provavelmente terão análises fake afirmando que eles funcionam bem, a fim de atrair novos usuários. Mas outros clientes Android também farão análises reais, alertando os demais para os perigos de se utilizar o aplicativo em questão. Compare as análises positivas com as negativas e veja quais soam mais naturais.

Agora você já tem “a manha” para conseguir identificar apps falsos na Play Store. Se, por acaso, der de cara com algum deles, não esqueça de reportar à Google!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.