Top 5 TecMundo: melhores smartphones testados pelo Leonardo Rocha em 2018

5 min de leitura
Imagem de: Top 5 TecMundo: melhores smartphones testados pelo Leonardo Rocha em 2018

O último ano foi cheio de lançamentos muito interessantes no mundo da tecnologia, e como um dos analistas de produtos aqui do TecMundo eu tive a oportunidade de testar várias coisas legais. Entre as novidades que conferi pessoalmente nos últimos 12 meses, os smartphones foram as mais frequentes, então decidimos que tanto eu quanto o grande Leonardo Müller faríamos nossas próprias listas com os 5 melhores celulares experimentados por cada um em 2018.

Já que a ideia é passar a nossa experiência única para vocês, o critério de seleção aqui foi o mais pessoal possível, sem considerar preços – o que dá uma grande vantagem para os top de linha. Obviamente, os aparelhos que apresentam os melhores conjuntos técnicos têm mais chances de figurar no topo dos nossos rankings pessoais, mas no fim das contas o que mais importa é o nosso sentimento com relação a cada dispositivo.

Oneplus 6 Avengers Edition

Lembrem que o que temos aqui é a minha preferência, e não uma lista de recomendação de compras ou de melhor custo-benefício. Cada pessoa dá mais valor a determinado aspecto, então sintam-se plenamente livres para discordar. Além disso, claramente não incluirei aqui dispositivos que não tive a chance de testar, por mais que saiba que sejam melhores do que os que estão aqui. Recado dado, vamos para o meu top 5 de smartphones testados em 2018.

5 – ASUS Zenfone 5z

O top de linha da ASUS conseguiu um feito e tanto ao reunir um design moderno e bonito, uma tela LCD de boa qualidade, hardware capaz de rodar de tudo com agilidade, um carregador extremamente rápido e um conjunto de câmeras que usa a inteligência artificial a seu favor para permitir fotos muito bonitas no modo automático.

Embora ele não seja especificamente o melhor celular do ano em nenhum desses aspectos, o fato é que ele manda sim muito bem em todos esses pontos – e o preço de seu modelo mais básico é um extra interessante. Para que ele conseguisse uma posição melhor na lista faltou apenas uma bateria que permitisse mais tempo de utilização entre recargas.

ASUS Zenfone 5z melhores 2018

4 – Google Pixel 2

Sim, eu sei que o Pixel 2 é um smartphone do ano passado e que não fiz uma análise dele para o TecMundo, mas o fato é que pude testar durante um mês o aparelho rodando o Android 9.0 Pie com o objetivo de conferir o Beta do recurso de Bem-estar Digital do sistema da Google – e aí é claro que não deixei de aproveitar a chance para usar o celular bastante durante esse tempo. O resultado foi uma experiência tão agradável quanto eu já esperava.

O hardware ainda tem poder de sobra para rodar de tudo, as câmeras realmente são excelentes e o aparelho também manda bem em todo o resto – exceto pelo design, que me faria preferir o modelo XL se o tivesse testado. Com tudo isso, só restou sentir a tristeza de saber que os sucessores não devem chegar oficialmente ao Brasil e torcer para que isso mude algum dia.

Google Pixel 2 melhores 2018

3 – Apple iPhone Xr

Até recentemente, meus principais argumentos contra os celulares da Maçã sempre foram três: o preço exagerado no Brasil, as restrições do iOS para quem não tem todo um ecossistema de produtos Apple e a bateria com duração “apenas OK”. Por mais que os smartphones da empresa de Cupertino sejam excelentes em todos os outros aspectos, esses pontos costumam pesar contra eles na minha opinião.

No entanto, ao analisar o modelo mais “acessível” de iPhone de 2018, fui pego de surpresa ao notar que, ainda que o custo tenha aumentado e o sistema operacional tenha melhorado só um pouco, a duração da bateria do Xr é uma das melhores entre os celulares que testei neste ano – mais que isso, talvez seja a melhor. A falta de um carregador rápido ainda é algo que me desagrada, mas as excelentes qualidades do aparelho em hardware, tela, câmeras e certificação IP67, junto ao ótimo ritmo de consumo energético, elevaram bastante a posição dele no meu conceito.

Apple iPhone Xr melhores 2018

2 – Samsung Galaxy Note 9

Analisando friamente cada critério, o phablet da Samsung teria tudo para ser o melhor aparelho que testei esse ano. O poder de fogo é ótimo, a tela é a melhor que experimentei em 2018, as câmeras são excelentes e a bateria também tem uma das melhores durações que conferi nos últimos 12 meses.

Além disso, o aparelho ganha pontos extras por incluir carregamento rápido, ter funções como o modo DeX e os extras proporcionados pela S Pen, que agora serve até de controle remoto. Sem falar em outras funções legais da ótima versão da coreana para o Android. Ainda assim, por mais que racionalmente ele merecesse o primeiro lugar e que ele tenha de fato me agradado bastante, o topo do pódio fica para outro aparelho.

Galaxy Note 9 melhores 2018

1 – OnePlus 6

O modelo de ponta lançado pela marca chinesa mais cedo no ano, assim como os demais aparelhos desta lista, reúne tudo o que esperamos de um top de linha atual. Hardware poderoso, tela excelente, câmeras ótimas e uma bateria que pode não estar entre as melhores, mas dá um bom caldo e é acompanhada por um excelente carregador rápido.

Somando-se a isso, ele vem com a ótima OxygenOS, a modificação do Android foi feita pela fabricante. Por mais que não ela traga recursos inéditos ou exclusivos, traz uma experiência de uso difícil de explicar, mas que pode ser resumida dizendo que é simples, customizável, muito ágil e agradável. Para coroar, a versão que recebi para testes foi a Avengers Edition, que traz extras de Vingadores: Guerra Infinita que fazem sentir até hoje o fato de ter sido forçado a abrir mão do aparelho.

OnePlus 6 melhores 2018

-----

Essa foi a lista daqueles que eu, Leonardo Rocha, considerei os melhores smartphones que testei em algum momento de 2018. Lembrando que esses foram os escolhidos com base no meu gosto pessoal, sem qualquer filtro mais objetivo que eu aplicaria às minhas preferências para realizar uma análise.

Não deixe de conferir a seleção do outro analista aqui do TecMundo, o Leo Müller, que experimentou outros smartphones ao longo do ano. Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho até agora. Esperamos continuar contando com a sua presença em 2019.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.