Se você possui algum dispositivo da Apple, já deve ter ouvido falar da Cydia, uma espécie de App Store alternativa que vende apps para dispositivos nos quais os donos fizeram o processo de jailbreak. Acontece que não será mais possível comprar e vender apps nela: Jay Freeman, fundador da loja, alegou que já vinha planejando fechar a loja depois de anos de frustração tentando administrá-la.

 Além disso, eis que surgiu um problema de segurança: um bug permitiu que apps fossem comprados através da conta do usuário. Para isso, bastava que ele estivesse logado e fazendo buscas em repositórios de apps com segurança ruim. Felizmente, o bug afetou um número pequeno de usuários, e talvez a decisão tomada não tenha tanto a ver com a descoberta deste problema.

 

Freeman também mencionou que, anteriormente, ele tinha uma equipe de funcionários para ajudar na administração da Cydia. Porém, os negócios decaíram tanto que sobrou para o fundador cuidar da loja utilizando recursos próprios.

A Cydia foi lançada há aproximadamente uma década, e surgiu como uma opção para usuários que não gostavam do método disposto pela Apple para baixar apps para os dispositivos. Acontece que, com o desenvolvimento do iOS e surgimento de novos recursos, cada vez menos usuários sentiam necessidade de fazer o jailbreak em seus dispositivos. Por fim, vale lembrar que o fechamento das funções de compra não impede o download de apps que já foram comprados.

Cupons de desconto TecMundo: