Adeus Cydia! Loja de apps para 'iPhones com jailbreak' será encerrada

1 min de leitura
Imagem de: Adeus Cydia! Loja de apps para 'iPhones com jailbreak' será encerrada

Se você possui algum dispositivo da Apple, já deve ter ouvido falar da Cydia, uma espécie de App Store alternativa que vende apps para dispositivos nos quais os donos fizeram o processo de jailbreak. Acontece que não será mais possível comprar e vender apps nela: Jay Freeman, fundador da loja, alegou que já vinha planejando fechar a loja depois de anos de frustração tentando administrá-la.

 Além disso, eis que surgiu um problema de segurança: um bug permitiu que apps fossem comprados através da conta do usuário. Para isso, bastava que ele estivesse logado e fazendo buscas em repositórios de apps com segurança ruim. Felizmente, o bug afetou um número pequeno de usuários, e talvez a decisão tomada não tenha tanto a ver com a descoberta deste problema.

 

Freeman também mencionou que, anteriormente, ele tinha uma equipe de funcionários para ajudar na administração da Cydia. Porém, os negócios decaíram tanto que sobrou para o fundador cuidar da loja utilizando recursos próprios.

A Cydia foi lançada há aproximadamente uma década, e surgiu como uma opção para usuários que não gostavam do método disposto pela Apple para baixar apps para os dispositivos. Acontece que, com o desenvolvimento do iOS e surgimento de novos recursos, cada vez menos usuários sentiam necessidade de fazer o jailbreak em seus dispositivos. Por fim, vale lembrar que o fechamento das funções de compra não impede o download de apps que já foram comprados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.