Samsung e Apple são multadas na Itália por obsolescência programada

1 min de leitura
Imagem de: Samsung e Apple são multadas na Itália por obsolescência programada

Samsung e Apple receberam multas na Itália por limitarem de forma deliberada a vida útil de seus produtos, informou hoje (24) a AFP.  A decisão vem após investigação iniciada no início do ano e é uma das primeiras no mundo a condenar a dupla por obsolescência programada para forçar seus usuários a trocarem aparelhos antigos por modelos mais recentes.

"As empresas do grupo Apple e do grupo Samsung aplicaram práticas comerciais desonestas", informa em comunicado a agência regulamentadora do mercado de telecomunicações no país europeu. A Apple recebeu uma multa de €10 milhões, enquanto a Samsung terá que desembolsar €5 milhões para quitar os débitos com as autoridades italianas.

Segundo a agência, atualizações de software aplicadas pelas duas companhias resultaram em “graves disfunções e reduziram de maneira significativa seu desempenho, acelerando assim sua substituição". De forma específica, as autoridades citam atualização do Android no Galaxy Note 4 e do iOS no iPhone 6. Ambos os casos, afirmam, resultaram em lentidão dos aparelhos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.