Celulares da TIM ‘se apressam’ e adiantam o relógio para o horário de verão

3 min de leitura
Imagem de: Celulares da TIM ‘se apressam’ e adiantam o relógio para o horário de verão

[Atualização 10h02] Começaram a surgir relatos de que alguns clientes da TIM com Android também tiveram o mesmo problema, contudo, a imensa maioria dos relatos envolve clientes TIM com iPhone. Abaixo, segue a notícia original.
[Atualização 13h00] A notícia foi atualizada para incluir o posicionamento oficial da TIM.

Muita gente que programou o iPhone para despertar hoje cedo após um fim de semana prolongado graças ao feriado da última sexta (12) dormiu uma hora a menos. Isso porque alguns aparelhos da Apple se apressaram e adiantaram o relógio para o horário de verão, “comendo” 60 minutos de sono de muita gente.

Muita gente foi ao Twitter reclamar e o problema aparentemente atingiu apenas clientes da operadora TIM. Um usuário afirmou que o problema estava na Identidade de Rede e Fuso Horário da empresa, o serviço responsável por identificar a localização e o fuso horário de uma pessoa.

A TIM informou em comunicado na tarde desta segunda que o problema já foi corrigido.  "A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema", informa a empresa. "As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente."

Originalmente programado para o terceiro domingo de outubro (21), neste ano o início do horário de verão foi adiado primeiro para não atrasar a apuração dos resultados do segundo turno das eleições, em 28 de outubro, e, depois, para não dar problemas com os horários de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.

Assim, a mudança oficial de horário começa no dia 18 de novembro e vai até o terceiro domingo de fevereiro, dia 17.

Como corrigir?

Para mudar a hora do seu aparelho, faça o seguinte:

1. Acesse as configurações do sistema em "Ajustes" e vá em Geral > Data e Hora

2. Lá, desmarque a opção "Automaticamente" e, caso o problema persista, selecione a opção "Fuso Horário" e defina manualmente a sua localização.

Ao confirmar essa operação, o relógio do smartphone da Apple deve retornar ao horário correto — para saber o horário correto em sua região, busque por "hora certa" no Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.