Gradiente x Apple: velha briga pelo nome 'iPhone' será decidido em outubro

1 min de leitura
Imagem de: Gradiente x Apple: velha briga pelo nome 'iPhone' será decidido em outubro
Imagem: TecMundo

Um curioso processo envolvendo a Apple e uma lendária marca brasileira está finalmente próximo do fim. Segundo o blog de Lauro Jardim no jornal O Globo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai decidir até outubro qual marca entre a Maçã ou a Gradiente é dona do nome "iPhone" no país.

A história é longa. Em 2000, a marca nacional registrou o direito de lançamento para um produto chamado "Iphone", com a primeira letra em maísculo. Só que o registro foi concedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) apenas em 2008, um ano após o lançamento do primeiro iPhone, que não chegou ao Brasil.

Em 2012, a Gradiente resolveu desafiar a gigante e lançou um aparelho com Android chamado Iphone C-600  que até foi analisado aqui pelo TecMundo. Como resultado, ela foi processada pela Apple, que ganhou o direito de comercializar normalmente o smartphone por aqui especialmente graças às dívidas da IGB Eletrônica, empresa dona da Gradiente.

Entretanto, a brasileira não desistiu, mesmo estando atualmente fora do mercado e em recuperação judicial. caso está no STJ desde 2016.

Se você está curioso para saber mais sobre a Gradiente, não se esqueça de curtir o episódio especial da série de História da Tecnologia sobre a empresa brasileira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.