Há oito anos, Microsoft 'enterrou' o iPhone para celebrar o Windows Phone 7

1 min de leitura
Imagem de: Há oito anos, Microsoft 'enterrou' o iPhone para celebrar o Windows Phone 7

Pode não parecer que tanto tempo assim passou, mas o mercado da tecnologia móvel era bem diferente em 2010. Exatamente oito anos atrás, em 10 de setembro, a Microsoft era uma das marcas mais confiantes do mercado de smartphones, a BlackBerry era uma gigante ainda em processo de decaída e a Apple não contava com o sucesso e a confiança que adquiriu no setor.

Essa comparação com a atualidade deixa ainda mais surreal o que a Microsoft fez em 2010. Funcionários da empresa comemoraram o envio da build final do Windows Phone 7 para as fabricantes parceiras realizando uma parada funerária no campus da companhia, em Redmond, decretando o "fim da linha" para os rivais iPhone e BlackBerry.

As fotos mostram funcionários da "procissão" vestidos de preto e com painéis que exibem a logo do Windows. Alguns deles carregam moldes do iPhone e BlackBerry como se estivessem levando um caixão, enquanto outros simplesmente festejavam o fim de um longo período de trabalho duro.

Isso gerou tanta repercussão que a Microsoft emitiu um comunicado na época: "Esse tipo de festa de lançamento é comum na indústria. É uma ótima forma da equipe que trabalhou tanto para criar um produto matador ter um pouco de diversão e espairecer. Os eventos incluem música, jogos, comida e uma passeata singela (...) que inclui uma banda formada por membros da equipe do Windows Phone, patinadores, fantasias e balões, incluindo o carro fúnebre para as rivais. Foi tudo uma diversão sadia e nenhum competidor foi ferido durante a celebração", disse a empresa.

Um vídeo da equipe executando a coreografia de "Thriller", de Michael Jackson, também foi divulgada na época.

O panorama do mercado mudou bastante anos depois do funeral do iPhone. Apesar da confiança, a Microsoft não conseguiu competir contra a Apple e o Android. Atualmente, o Windows 10 Mobile (e toda a divisão de smartphones da marca) está praticamente abandonado, enquanto a BlackBerry ficou perto da falência. A Apple vai apresentar a nova geração de seus smartphones em um evento no dia 12 de setembro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.