Toda grande empresa do setor de smartphones que se preze já tem seu projeto de smartphone dobrável prontinho para entrar no forno no caso de uma boa aceitação do mercado. E como a Samsung pode revelar o seu Galaxy X em janeiro, as companhias estão de olho na resposta dos consumidores para engatilhar suas propostas. A Oppo, que vem comendo pelas beiradas na seara de flagships, também quer uma fatia desse bolo e registrou três patentes nessa direção — um deles com um “airbag” bem diferente do que um estudante alemão inventou recentemente.

De acordo com o Lets Go Digital, a primeira é mais básica e se parece com os conceitos mais vistos por aí até agora, com um display que pode ser estendido horizontalmente em duas partes iguais. A tela flexível é o que permitiria que o smartphone pudesse ser alinhado com o dobro de sua área, transformando-se em um tablet.

oppo

O segundo esquema mostra três paineis prolongados lateralmente, com a primeira seção flexível duas vezes mais espessa, para conter os componentes fundamentais, incluindo a câmera. O terceiro corpo conta com o microfone e o alto falante. Nessa ideia, são usadas dobradiças giratórias e imãs para manter as três partes juntas quando o dispositivo estiver dobrado.

oppo

Já o terceiro conceito é vertical e aplica uma solução para evitar o desgaste pelo constante abre e fecha do aparelho. Segundo o documento, um segmento elástico e duas pequenas bolsas de ar internas seriam as responsáveis por amenizar o impacto do movimento a cada vez que o usuário utilizar o dispositivo. Na verdade isso não ficou muito claro, mas seria mais uma alternativa à deterioração pelo uso frequente, assim como a Motorola acredita que aquecer o painel possa corrigir possíveis deformações.

oppo

Vale lembrar que, como todo registro de patente, pode ser que nada disso venha a ser realmente produzido.