Nos anos 2000, naquela primeira grande onda de celulares no Brasil, um modelo em especial fazia bastante sucesso: o telefone dobrável — sem as telas sensíveis ao toque — que ocupava menos espaço no bolso e protegia as teclas. Já faz um tempinho que um revival nessa direção vem sendo anunciado — atualizado é claro — e a LG é mais uma que entrou nessa tendência. Aliás, um registro patenteado pela empresa mostra que seu conceito é muito parecido com esse saudoso flip, com a dobradura vertical ao invés do horizontal.

Uma das grandes barreiras para tornar o smartphone dobrável em uma boa proposta comercial é encontrar uma forma de proteger o display, pois o movimento constante de abre e fecha pode desgastá-lo facilmente. A solução apontada pelo documento é uma dobradiça montada em um ângulo que mantenha as extremidades fechadas com a ajuda de um imã, de forma que as duas partes do corpo não se toquem por inteiro.

Veja no esquema abaixo — com direito a sugestão de uso no bolso de uma camisa:

lg dobrável

O dispositivo teria duas antenas, dois alto-falantes e dois microfones, um conjunto em cada ponta. Isso facilitaria seu uso em qualquer orientação. Não há detalhes sobre a câmera, mas, segundo o Lets Go Digital, ela estaria no centro da superfície externa, para que o usuário pudesse tirar fotos ou gravar vídeos sem a necessidade de abrir o aparelho.

lg

Bem, como todo registro de patente, pode ser que nunca venha a ser concretizado. Mas… no caso de um possível sucesso dos smartphones dobráveis, a LG já tem aí a retomada do flip pronta para tirar da manga.