ARM anuncia novos chips para alta performance em notebooks e celulares

1 min de leitura
Imagem de: ARM anuncia novos chips para alta performance em notebooks e celulares

Nesta quinta-feira, a ARM apresentou seus novos processadores para o mercado — com novas arquiteturas que devem levar os dispositivos para novos patamares no processamento de tarefas pesadas, inclusive reprodução de vídeo em resoluções mais altas. De acordo com a própria empresa, são três novos chips para "performance mais rápida, jogos mais imersivos, vídeo UHD com resolução 8K e IAs mais completas.

Cortex-A76: eficiência de portátil no computador

O primeiro modelo apresentado foi o ARM Cortex-A76, que chega como o modelo mais poderoso da companhia e com foco nos computadores portáteis — prometendo rodar até mesmo o WIndows 10 otimizado para arquiteturas ARM. Há a promessa de 40% mais eficiência do que a geração anterior, somando isso aos 35% de aumento na velocidade.

Mali-G76: alto desempenho mobile

Também foi revelada uma nova GPU para alta performance chamada Mali-G76. Esta nova versão promete até 30 % de aumento na eficiência energética e também na velocidade do carregamento e dos cálculos. Ou seja, mais qualidade gráfica para os consumidores, sem que haja comprometimento de baterias dos dispositivos.

Mali

Mali-V76: vídeo 8K em smartphones

Por fim, uma unidade de processamento para dispositivos avançados foi apresentada. Estamos falando do ARM Mali-V76, que é uma VPU (video processor unit) para smartphones — e que pode ser usada em realidade aumentada e virtual em breve. A ARM garante que o chip pode decodificar sinal 8K com até 60 fps e até 4 imagens 4K nesta mesma taxa de frames. Baixando a resolução para HD, são até 16 fluxos ao mesmo tempo.

Tudo isso deve começar a ser enviado para fabricantes e desenvolvedores em breve. Por isso, ainda deve demorar um pouco até que vejamos novos produtos no mercado com as novas plataformas de processamento da ARM.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.