OnePlus 6 tem entalhe confirmado; empresa tenta justificar decisão

1 min de leitura
Imagem de: OnePlus 6 tem entalhe confirmado; empresa tenta justificar decisão

Depois de muitos vazamentos, tanto no design como na parte das especificações, a OnePlus finalmente confirmou uma informação que já era esperada, mas ainda não havia sido anunciada oficialmente até agora: o OnePlus 6 terá mesmo o polêmico entalhe na parte superior da tela, seguindo o estilo que a Essential lançou e a Apple popularizou.

A empresa deu a notícia com exclusividade para o jornalista Vlad Savov, do The Verge, que admite ser um dos principais críticos dessa tendência. Mas por que a OnePlus faria isso? É que a empresa viu no momento uma oportunidade de tentar justificar a escolha de design e provar que tomou a decisão correta.

Os argumentos da OnePlus foram dados por Carl Pei, porta-voz da companhia chinesa, durante uma entrevista. Para ele, a decisão de incluir o entalhe chega a ser óbvia, já que a fabricante estaria basicamente colocando a barra de notificações no alto e liberando ainda mais espaço para o conteúdo que está na tela.

Um OnePlus 6.OnePlus confirmou visual do aparelho com primeira imagem oficial.

Mas esse é um processo que exige adaptações, especialmente no Android, onde os desenvolvedores precisam lidar com uma quantidade enorme de telas com tamanhos, formatos e proporções diferentes. Para isso, Pei diz que a equipe de software da OnePlus testou manualmente os mil aplicativos mais populares da Play Store para determinar quais deles precisariam de um modo de compatibilidade. A decisão final envolveu esconder o entalhe sempre que um vídeo estiver sendo reproduzido.

Outra crítica constante de quem não gosta de ver celulares com Android seguindo essa tendência é o fato de que muitos aparelhos estão incluindo o entalhe, mas continuam ocupando um espaço grande na parte de baixo da tela. Pei explica que essa é uma limitação técnica, pois é ali que fica a conexão com a plaga lógica do celular. A Apple consegue evitar isso e esticar a tela até a borda da parte inferior pois usa uma tela OLED flexível que se curva internamente, deixando a conexão na parte de trás. Mas esse processo é caro e aumentaria bastante o preço do smartphone.

O representante da OnePlus conclui com uma frase nada animadora para os críticos da novidade: “É uma decisão muito clara: mais espaço útil para o usuário. Em suma, aprenda a amar o entalhe”. A empresa não deu mais detalhes sobre o lançamento, mas é possível que, diferente do esperado, ele não seja idêntico ao último aparelho da Oppo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.