Essential? iPhone X? O primeiro entalhe é da Motorola e tem mais de 10 anos

1 min de leitura
Imagem de: Essential? iPhone X? O primeiro entalhe é da Motorola e tem mais de 10 anos
Imagem: cell2get

Eu já escrevi um artigo de opinião inteiro criticando a posição da Asus e de outras empresas que apresentaram smartphones com entalhes no topo da tela durante a MWC 2018. No texto, culpo o Essential Phone e o iPhone X por trazer essa moda para a indústria mobile, a qual — na maioria dos casos — não tem muito sentido. Essential e Apple fizeram isso para ajudar a eliminar bordas em volta da tela, mas os copiões mais recentes só estão querendo surfar nessa onda. Contudo, esses dois “criadores do notch” ou do entalhe não são na verdade os primeiros celulares a trazerem esse elemento para o mercado mobile. No fim das contas, parece que a culpa é da Motorola.

De acordo com o que Steve Emmert, designer de produto da Motorola nos idos de 2005, contou ao periódico espanhol Xataka, ele foi o inventor do entalhe em telas mobile, e o primeiro celular do mundo a trazer esse elemento foi na verdade o Motofone F3.

motofone f3

Ou seja, se você está realmente preocupado com quem trouxe essa aberração para o mercado de diapositivos móveis, pode culpar a Motorola. Se você gostou no notch do Essential Phone ou do iPhone X, pode agradecer a empresa criadora dos Moto G. Curiosamente, a Motorola não tem mais nenhum celular com entalhe, notch ou franja no top da tela.

A Motorola precisou experimentar com tecnologias de display e acabou usando a e-ink para o F3

O Motofone F3 foi criado durante o ano de 2005 e lançado em 2006. O objetivo da empresa era desenvolver um aparelho resistente, barato e que tivesse uma bateria bastante duradoura.

Para resolver isso, entretanto, a companhia precisou experimentar com tecnologias de display e acabou usando a e-ink para o F3. A tecnologia é essencialmente a mesma presente nas telas dos Kindle da Amazon atualmente.

motofone f3

Por conta disso, a Motorola teve a liberdade de brincar com o formato da tela e de utilizar o espaço da face frontal do celular da maneira que quisesse. Telas LCD, LED ou OLED na época não podiam ser fabricadas em formatos que não retangulares a baixo custo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.