Estudo do DxOMark mostra evolução nas câmeras de smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Estudo do DxOMark mostra evolução nas câmeras de smartphones

Uma referência bem popular para medir a qualidade das câmeras de smartphones é o benchmark feito pela equipe do DxOMark, que faz testes extensos em cada um dos aparelhos e atribui uma nota final. Por isso, os gráficos lançados pelo site são tão interessantes, já que mostram de forma resumida a evolução desse tipo de fotografia de 2012 até hoje.

Os números começam a ser contados com o Nokia 808, primeiro celular que teve sua câmera testada pelo site e ficou com uma nota geral abaixo de 60. As coisas só melhoram daí para frente, com algumas das grandes empresas — AppleGoogle e Samsung — praticamente dobrando a qualidade geral das imagens. Veja os resultados nos gráficos abaixo.

Um comparativo também mostra a mesma imagem capturada por diversos modelos de iPhone, deixando ainda mais evidente o tipo de melhora que aconteceu na indústria durante os últimos anos. Você pode ler o estudo completo para ver mais detalhes técnicos da pesquisa, além de outras fotos e vídeos dos testes.

Uma série de fotos iguais.

Atualmente, existe um empate triplo na disputa de melhor foto, posto ocupado por iPhone XSamsung Galaxy Note 8 e Huawei Mate 10 Pro. O Google Pixel 2 fica em segundo lugar quando o assunto é imagem, mas passa a frente na gravação de vídeos, o que acaba deixando o aparelho com a maior nota geral, que é calculada com uma combinação das duas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.