10 sistemas operacionais mobile que fracassaram

4 min de leitura
Imagem de: 10 sistemas operacionais mobile que fracassaram
Imagem: Showme Tech

O processo de desenvolvimento, em qualquer frente tecnológica, traz produtos de sucesso e outros que acabam falhando em cair no gosto do público. Isso acontece nas mais variadas frentes, incluindo nessa relação sistemas operacionais.

Na lista abaixo, vamos falar sobre alguns sistemas operacionais para mobile que fracassaram pelos mais variados motivos. Será que você chegou a ter contato com algum deles?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

10. Symbian

O Symbian foi uma plataforma pioneira em dispositivos móveis, amplamente utilizada pela Nokia em seus smartphones entre os anos 1990 até aproximadamente 2010. Ele começou basicamente em assistentes pessoais, mas ganhou força entre os sistemas operacionais após ser adquirido pela Nokia.

No entanto, seu fracasso se deu em parte devido à interface de usuário desatualizada e à dificuldade de desenvolvimento de aplicativos em comparação com seus concorrentes, como iOS e Android.

Além disso, a Nokia demorou a se adaptar às mudanças do mercado e a acompanhar a rápida evolução da tecnologia móvel, o que contribuiu para o sumiço do Symbian.

9. Nokia X

Nokia X não atraiu o sucesso esperado pelos seus desenvolvedores. (Fonte: Exame/Reprodução)Nokia X não atraiu o sucesso esperado pelos seus desenvolvedores. (Fonte: Exame/Reprodução)Fonte:  Exame/Reprodução 

Falando em Nokia, vamos agora com o Nokia X. A proposta desse sistema operacional mobile era promissora, ao menos de início: combinar elementos do Kernel do Linux e do sistema operacional Android com a interface do Windows Phone. 

No entanto, a falta de suporte da comunidade de desenvolvedores e a confusão causada pela mistura de duas plataformas diferentes acabaram prejudicando o sistema. Além disso, a Microsoft adquiriu a Nokia pouco depois do lançamento do Nokia X, o que resultou na descontinuação da linha.

8. Bada

Desenvolvido pela Samsung e apresentado ao mundo em 2010, o Bada foi um sistema operacional que não conseguiu ganhar tração significativa devido à concorrência acirrada do iOS e do Android.

Também podemos adicionar nessa lista a sua falta de ecossistema de aplicativos robusto, além de recursos limitados em comparação com seus concorrentes mais estabelecidos. Por conta disso, entrou na lista dos sistemas operacionais mobile que fracassaram em 2013, quando foi descontinuado.

7. MeeGo

MeeGo foi utilizado em apenas um dispositivo, o Nokia N9. (Fonte: Tech Crunch/Reprodução)MeeGo foi utilizado em apenas um dispositivo, o Nokia N9. (Fonte: Tech Crunch/Reprodução)Fonte:  Tech Crunch/Reprodução 

O MeeGo foi um sistema operacional mobile de código aberto desenvolvido pela Nokia e Intel, projetado para dispositivos móveis e embarcados. Entretanto, apenas um aparelho utilizou as novidades trazidas por ele: o Nokia N9.

O MeeGo até ganhou elogios por sua interface intuitiva e desempenho sólido, mas sofreu com a falta de apoio de fabricantes de hardware e desenvolvedores de aplicativos. Por conta disso, a Nokia optou por abandonar esse sistema em favor do Windows Phone, o que efetivamente selou seu destino.

6. Tizen

Desenvolvido principalmente pela Samsung, o Tizen enfrentou desafios semelhantes aos vistos pelo Bada. Entretanto, ainda teve a chance de aproveitar relativo sucesso, diferente de outros casos que citamos aqui.

Embora tenha sido adotado em alguns dispositivos, incluindo smartwatches e TVs inteligentes da Samsung, o Tizen não conseguiu ganhar aceitação significativa no mercado de smartphones. O motivo? A falta de aplicativos de terceiros e o domínio do Android e do iOS.

5. Blackberry OS

BlackBerry OS fez relativo sucesso entre os sistemas operacionais. (Fonte: Lifestyle Asia/Reprodução)BlackBerry OS fez relativo sucesso entre os sistemas operacionais. (Fonte: Lifestyle Asia/Reprodução)Fonte:  Lifestyle Asia/Reprodução 

O Blackberry OS, anteriormente conhecido como RIM OS, foi amplamente utilizado em dispositivos Blackberry e desempenhou um papel crucial no mercado de smartphones antes da ascensão do iOS e Android.

Mesmo com o excelente uso de teclado físico e boa aceitação no mundo corporativo, acabou fracassando no processo. Neste caso, podemos culpar sua interface desatualizada, falta de suporte para aplicativos de terceiros e a ausência de força para competir com iPhones e dispositivos Android.

4. Palm OS

O Palm OS foi lançado em 1996, quando aparelhos com telas sensíveis ao toque ainda eram novidades. Esse sistema fez relativo sucesso até o início dos anos 2000, mas a falta de suporte e outras questões mais técnicas o colocaram no esquecimento, isso sem falar no domínio do iOS e Android.

3. webOS

Quem tem uma TV inteligente da LG certamente já teve contato com o webOS. Criado em 2009, ele foi bastante elogiado por sua interface inovadora, multitarefa eficiente e integração perfeita com serviços baseados na nuvem. Porém, a falta de apoio dos desenvolvedores de aplicativos e o crescimento do Android e do iOS o colocaram para escanteio.

2. Firefox OS

Firefox OS foi a tentativa da Mozilla nos sistemas operacionais. (Fonte: Showme Tech/Reprodução)Firefox OS foi a tentativa da Mozilla nos sistemas operacionais. (Fonte: Showme Tech/Reprodução)Fonte:  Showme Tech/Reprodução 

Desenvolvido pela Mozilla, o Firefox OS foi uma tentativa de criar um sistema operacional móvel baseado em padrões abertos da web. No entanto, sua falta de suporte de hardware, desempenho inferior e escassez de aplicativos de terceiros contribuíram para seu fracasso.

Por conta disso, a Mozilla encerrou o desenvolvimento do Firefox OS em 2016, diminuindo o número de sistemas operacionais para mobile.

1. Ubuntu Phone

Por fim, não podemos nos esquecer do Ubuntu Phone, que foi uma iniciativa da Canonical para criar um sistema operacional móvel baseado no Ubuntu Linux lá em 2013.

Embora tenha gerado interesse inicial de entusiastas de tecnologia, o Ubuntu Phone enfrentou dificuldades para atrair fabricantes de hardware e desenvolvedores de aplicativos. A falta de suporte de aplicativos populares e o domínio contínuo do iOS e Android acabaram por selar seu destino.

Você chegou a utilizar algum desses sistemas operacionais? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo em nossas redes sociais. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.