Muita potência: AMD mostra processadores Ryzen 2, Threadripper 2 e Navi

2 min de leitura
Imagem de: Muita potência: AMD mostra processadores Ryzen 2, Threadripper 2 e Navi

A CES 2018 está engatinhando e a AMD já aproveitou para trazer seus principais destaques e revelar planos. Dessa maneira, vimos a segunda geração do Threadripper, Zen 2, Zen 3 e o Navi, um processador de próxima geração desenvolvido em 7 nm. Além das peças voltadas para PCs, a AMD ainda mostrou o Vega, um novo chip mobile.

"Para nós, é tudo sobre computação de alto desempenho", comentou a CEO Lisa Su cravando que a AMD busca uma retomada na liderança. "Hoje, a computação de alto desempenho é absolutamente a parte mais empolgante da indústria de semicondutores".

O Ryzen 5 deve oferecer algo similar ao Intel Core i5-8400 e uma GeForce GT 1030

Voltado para as pessoas que buscam uma opção mais barata no mercado, a AMD apresentou o Ryzen 5 2400G, com quatro núcleos SMT, clock de 3,6 GHz (3,9 GHz boost) e um preço de US$ 169. Ainda, por US$ 99, consumidores conseguirão pegar o Ryzen 3 2200G, de quatro núcleos sem SMT e 3,5 GHz (3,7 GHz boost).

Em termos de comparação, como o pessoal da PCWorld notou, o Ryzen 5 deve oferecer algo similar ao Intel Core i5-8400 e uma GeForce GT 1030, principalmente quando falamos sobre jogos.

Linha Zen

A AMD mostrou na CES 2018 mais três processadores: Zen+, Zen 2 e Zen 3. O Zen+ chega em abril e foi desenvolvido em um processo de 12 nm, com controle de frequência Precision Boost 2 e um XFR2 atualizado. O Zen 2 chega mais tarde, em 2019; enquanto isso, o Zen 3 fica para 2020, em 7nm+. A AMD garante que eles entregarão um aumento de desempenho além do 8% padrão na indústria.

zenFonte: PCWorld

Hora da potência

Infelizmente, a AMD não revelou detalhes sobre a sequência do Threadripper, apenas comentando que ela chegará na segunda metade deste ano. Além disso, a empresa sugeriu que ele usará os núcleos do Zen+ como base.

O processo de desenvolvimento em 7nm chegará para dois processadores: Navi e Vega. O Veja chega ainda neste ano, mas não tem a performance voltada para gamers por enquanto. Logo depois do Vega, a AMD trará o Navi ao mercado, com a próxima geração se abrindo em 2020.

  • Infelizmente, a empresa não revelou muitos detalhes por aqui.

Por último, notebooks também poderão se aproveitar de processadores feitos em 7nm, isso porque a AMD trará o Vega Mobile. Com cerca de 1,7 mm de altura, o chip é voltado para os notebooks gamers. Assim que tivermos mais informações, você poderá conferir na nossa página decidada sobre a AMD.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.