Uma das maiores queixas de quem tem um iPhone é a bateria. A necessidade de carregar muitas vezes o celular e o fato dela durar pouco incomodam os usuários. Mas existe um motivo: a bateria do smartphone possui um ciclo médio de vida, 500 recargas para sermos mais exatos. Após esse ciclo, conectar o telefone na tomada passa a ser algo feito com mais frequência.

Então, o que a Apple fez para ajudar os usuários a monitorar melhor o funcionamento da bateria do seu celular? Simples! Agora, passou a enviar uma mensagem quando a bateria precisa ser reparada ou substituída.

Claro, não significa que ao aparecer a mensagem você precisa ir correndo a assistência técnica mais próxima. Entretanto, já terá noção de que as recargas serão mais frequentes.

Aviso: A bateria do iPhone pode precisar de reparo

Se essa mensagem aparecer na tela do seu celular, significa que você deve fazer um diagnóstico no aparelho. É importante lembrar que ela aparece apenas para o sistema iOS 10.2.1 ou superior.


E como fazer checar se a bateria precisa mesmo ser trocada? Bom, basta seguir os passos abaixo:

  • Clique no ícone de configurações do seu iPhone;
  • Toque no ícone bateria.

Se a mensagem aparecer, já pode cogitar a visita em um técnico e desligamentos inesperados. Além de indicar que a bateria está próxima de completar o seu ciclo de vida útil, pode o aviso pode indicar que precisa mudar a peça.

Caso não apareça nenhuma mensagem, a bateria está em boas condições e o problema no celular pode ter outra origem.

Saiba o que fazer se o problema na bateria for confirmado

Depois do diagnóstico, não há muito o que fazer, a não ser procurar um técnico em um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) ou a uma Apple Store e fazer a troca da peça. Se ainda tiver alguma dúvida, pode acionar o suporte da marca.

Caso o celular esteja com garantia e for acusado um defeito na bateria, você poderá trocá-la sem custo. Contudo, não existe um serviço que cubra a mudança de bateria por tempo de uso.

Como otimizar a vida útil da bateria do iPhone

Algumas dicas podem ajudar a evitar o desgaste da sua bateria. Citamos algumas abaixo para você colocar em prática:

  • coloque o brilho da tela no modo automático;
  • desative os aplicativos em segundo plano;
  • desligue o GPS e outros aplicativos de localização quando não estiver usando;
  • ative o 3G apenas quando necessário;
  • tenha cuidado onde guarda o celular: ao ser exposto em condições de calor ou frio extremos podem danificar a bateria.

Conta para gente: como você cuida da bateria do seu iPhone? Já recebeu essa mensagem no seu celular?