Apple confirma que iPhones terão o desempenho cortado em prol da bateria

1 min de leitura
Imagem de: Apple confirma que iPhones terão o desempenho cortado em prol da bateria

Faz algumas semanas que um tópico de discussão no Reddit falava sobre a possibilidade da Apple estar cortando intencionalmente o desempenho dos processadores de iPhones 6 e 6s, com o objetivo de esconder problemas de bateria. Agora, ao The Verge, a companhia praticamente confirmou a ação:

"Nossa meta é entregar a melhor experiência aos consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos. No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário, isso para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro".

Apenas nos iPhones antigos

A empresa diz que está tratando de um problema com dispositivos que contêm baterias antigas de íon de lítio que causam desligamentos inesperados

Dessa maneira, a Apple deixa claro que apenas diminui o desempenho de iPhones que "não são do ano" para as pessoas continuarem utilizando o smartphone ao longo do dia sem maiores problemas. A empresa diz que está tratando de um problema com dispositivos que contêm baterias antigas de íon de lítio que causam desligamentos inesperados. Como essas baterias mais antigas não conseguem lidar com esse problema com a mesma eficácia de iPhones mais novos, existe o risco de o dispositivo se desligar para evitar danos aos seus componentes internos.

A medida realmente faz sentido e não há motivo para a Apple estar escondendo informações. Na realidade, a falta de clareza da empresa em relação a um caso delicado como esse, mas que tem uma boa "desculpa" para estar acontecendo é o que acaba piorando a situação, colaborando para a criação de boatos e rumores infundados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.