Qualcomm Snapdragon 845 promete 30% mais performance com 30% menos energia

2 min de leitura
Imagem de: Qualcomm Snapdragon 845 promete 30% mais performance com 30% menos energia

*Em Maui, Havaí

Na manhã desta quarta-feira (06), a Qualcomm anunciou os detalhes técnicos de seu novo processador top de linha, o Snapdragon 845. De acordo com os executivos da empresa, o novo chip permitirá uma experiência multimídia muito mais imersiva incluindo realidade estendida, inteligência artificial on-device, conectividade acima de 1 Gbps e um novo sistema de segurança totalmente reformulado.

No campo da imersão, a nova plataforma móvel foi desenvolvida com foco no millenial que compartilha toda a sua vida online. Por isso mesmo, fotos e vídeos ganharam um cuidado especial. O Qualcomm Spectra 280 ISP é a parte do processador responsável por captar um espectro de cor 64 vezes maior que a geração anterior. Isso significa imagens muito mais ricas, com profundidade e cores ainda mais vivas. Definitivamente, o seu smartphone passará a substituir a câmera fotográfica digital sem dever nada.

Somada a essa experiência, a nova GPU Adreno 630 permitirá experiências em realidade estendida ainda mais imersivas. Com ela, será possível se movimentar em realidade virtual pelo ambiente, com localização precisa e mapeamento do ambiente em tempo real.

snapdragon 845

No campo da inteligência artificial, o 845 entrega 3 vezes mais performance do que a geração anterior, transformando o device em um assistente pessoal completo. Os usuários poderão interagir, via voz, com o smartphone o dia inteiro com um processamento que consome ainda menos energia para entregar esses resultados.

Segurança foi um tema importante no desenvolvimento desse chip. A Qualcomm optou por criar um ambiente de hardware totalmente separado dentro do processador para garantir que nenhum ataque pudesse ser feito às senhas ou informações sensíveis do usuário. Chamada de Secure Processing Unit (SPU), ela adiciona camadas de segurança para garantir que as informações biométricas, usadas para desbloquear os aparelhos, fiquem bem guardadas.

A conectividade também ganhou um belo de um upgrade. O modem Snapdragon X20 LTE permite conexões à rede de telefonia tão rápidas que é possível baixar um arquivo de 1 GB em menos de 1 minuto - ou picos de 1,2 Gbps. Ele é compatível com um número ainda maior de frequências e tecnologias - tudo isso desenhado para acelerar a adoção do 5G, que deve começar a surgir em alguns mercados nos próximos anos. No WiFi, é possível se conectar a até 4,6 Gbps, exigindo menos da rede em hotspots. Na prática, isso significa que ambientes lotados (como, por exemplo, um saguão de aeroporto ou um auditório de eventos) conseguirão atender um número maior de pessoas sem, necessariamente, precisarem aumentar a infraestrutura de rede. O Bluetooth também ganhou um upgrade nessa história. A versão 5 da conexão permite que o smartphone envie áudio para várias caixas de som ou outros devices ao mesmo tempo. Com o Bluetooth 5 também é possível aumentar a duração da bateria de fones de ouvido sem fio em até 50%.

processador

Por fim, temos a performance desse novo monstrinho. Ele é 30% mais rápido, gastando 30% menos energia se comparado à geração anterior. A performance gráfica também aumentou em 30% graças à Adreno 630.

Os processadores da linha 845 já estão sendo testados pelos parceiros da Qualcomm e as primeiras unidades devem ser vendidas já no começo de 2018. A expectativa é que os principais aparelhos lançados no ano que vem venham com esse chip embarcado.

Até o fim da semana, teremos a oportunidade de testar o Snapdragon 845 e, finalmente, tirar a prova se ele realmente entrega tudo isso que promete. Fique ligado!

*O jornalista viajou para o Snapdragon Tech Summit a convite da Qualcomm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.