Por incrível que pareça, a Google ainda não tinha um app dedicado para funções básicas de gerenciamento de arquivos — o que levou muita gente a baixar suas próprias soluções a partir da Play Store. Agora, os usuários já podem contar com um produto da própria criadora do Android: o Files Go deixou sua fase beta (ainda que a nomenclatura não tenha mudado por enquanto) e agora está oficialmente disponível em sua versão final.

Para quem ainda não testou a novidade, clique aqui para baixar. O utilitário não traz assim nenhuma opções revolucionária, mas é uma mão na roda para manter o sistema mais leve e rápido — sem aqueles anúncios chatos que costumam povoar os produtos gratuitos. Você pode escanear os folders em busca de arquivos duplicados e identificar arquivos muito grandes ou pouco utilizados e ainda receber dicas de como manter aquele espaço extra sempre à disposição.

files go google

A melhor ferramenta, que pode ser um diferencial, é a possibilidade de compartilhar arquivos entre dispositivos offline, por intermédio de um hotspot criado com a ajuda da conexão Bluetooth. O envio é todo encriptado e conta com velocidade acima da média, até 125 Mbps, segundo a própria companhia de Mountain View.

Quem quiser também pode aproveitar para fazer backup do conteúdo em contas na nuvem, para o Drive, o OneDrive, o Dropbox e outras alternativas semelhantes. Durante o mês de testes, a Gigante das Buscas afirma que os usuários economizaram em média 1 GB de espaço em seus aparelhos. Vale lembrar que ele funciona apenas do Android 5.0 para cima.

Confira o vídeo promocional:

Cupons de desconto TecMundo: