iPhone X permite que apps coletem e salvem dados do rosto do usuário

1 min de leitura
Imagem de: iPhone X permite que apps coletem e salvem dados do rosto do usuário
Imagem: macnifico

Apesar de a Apple ter afirmado repetidamente durante o evento de lançamento do iPhone X que os sensores do Face ID não permitiram que os dados biométricos da face dos usuários fossem enviados para seus servidores por motivos de segurança, esse não parece ser exatamente o caso.

De acordo com um artigo do Washington Post, desenvolvedores de apps têm sim acesso aos dados dos Face ID e podem inclusive salvar e armazenar essas informações em seus próprios servidores. Mas isso não se trata de uma brecha de segurança que a Apple não viu enquanto preparava o iOS para o novo celular. A empresa oferece deliberadamente essas informações para que apps possam fazer uso do Face ID para uma infinidade de coisas.

Apps de terceiros podem coletar uma face virtual geométrica do usuário e também mais de 52 'micro movimentos'

Entre as informações que podem ser coletadas e salvas, apps de terceiros podem coletar uma face virtual geométrica do usuário e também mais de 52 “micro movimentos” que podem ser utilizados para medir a reação emocional das pessoas a conteúdos na tela do celular.

Com isso em mãos, apps como oFacebook podem direcionar ainda mais anúncios para os usuários entendendo com mais propriedade quais eles gostam e quais não gostam. A empresa também poderia dar relatórios a seus anunciantes com esse tipo de feedback e, dessa forma, conseguir vender ainda mais propaganda.

Já existem apps desenvolvidos para exportar as imagens virtuais tridimensionais do rosto dos usuários do iPhone X, e, caso hackers ou “espiões” criem aplicações mal-intencionadas para o novo celular da Apple, os usuários poderiam estar com a privacidade largamente exposta.

De acordo com a publicação, a “Apple não está paranoica o suficiente com o campo minado em que acabou de entrar”. Isso porque a empresa pode até afirmar que não está coletando e usando dados da face dos usuários do iPhone X, mas está permitindo que apps externos o façam. Não fica claro se criminosos poderiam roubar dados suficientes desse smartphone a ponto de criar uma máscara como esta para, em seguida, desbloquear um iPhone X e roubar informações pessoais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.