De acordo com o vazamento de uma tabela de especificações que chegou ao Reddit ontem (29), a Sony finalmente começará a seguir a grande tendência global do mercado de smartphones para 2017: telas praticamente sem bordas em volta. O aparelho identificado como “H8541” deve ser um dos top de linha da marca para o ano que vem e traria uma tela de 5,7’’ cercada por bordas mínimas, resolução 4K  e tecnologia HDR.

Não sabemos se o display também seguirá a outra grande tendência deste ano, as telas mais compridas, na proporção 2:1 (18:9), mas isso é bastante provável. De outra forma, o H8541 seria um aparelho muito grande com suas 5,7’’, mesmo com bordas mínimas em volta da tela. Entretanto, a Sony já lançou alguns modelos bem grandes nos últimos anos, o que impede que a possibilidade de um visor 16:9 seja completamente descartada. Seja como for, esse display deve ser protegido por um vidro Gorilla Glass 5.

sony

Pode começar a parecer datado frente aos concorrentes que sairão logo depois com o Snapdragon 845

Até aqui, nada muito interessante além da resolução da tela, certo? Mas o que pode ser considerado curioso nesse top de linha — que deve chegar ao mercado no fim de fevereiro do ano que vem — é a escolha de processador. O celular teria um Snapdragon 835, o chipset top de linha da Qualcomm para 2017. Como o modelo começará a ser vendido entre o primeiro e o segundo trimestre de 2018, ele pode começar a parecer datado frente aos concorrentes que sairão logo depois com o Snapdragon 845.

Espera-se que esse novo chip da Qualcomm esteja disponível para todas as fabricantes somente alguns meses depois do lançamento da japonesa. A Samsung, entretanto — que fabrica os componentes da Qualcomm — deve ter acesso antecipado e talvez lance o Galaxy S9 antes mesmo do H8541 da Sony, e já com um chipset atualizado.

Mais detalhes

Fora essas questões, o celular da japonesa parece bem interessante. Ele terá 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno em UFS, aquela tecnologia de memória flash muito mais rápida que a comum. No que toca a conectividade, o celular contaria com Bluetooth 5.0, GPS, NFC e conexão física USB-C. Como é costumeiro para Sony, esse novo top de linha teria certificação IP68, sendo à prova de água e poeira. O Android seria o Oreo 8.0.

Espera-se que a fabricante faça o anúncio desse modelo durante a MWC 2018 em Barcelona, mas nenhuma confirmação nesse sentido foi feita até o momento.

Cupons de desconto TecMundo: