‘Tecnologia não está madura’: Face ID do iPhone X é derrotado por máscara

1 min de leitura
Imagem de: ‘Tecnologia não está madura’: Face ID do iPhone X é derrotado por máscara

É amigos, parece que o Vietnã pode ter colocado mais uma derrota na conta dos EUA. Quer dizer, mais ou menos isso. O que acontece é que uma firma vietnamita de segurança fez alguns testes inusitados e disse comprovar que o sistema de reconhecimento facial do novo iPhone X não é assim tão infalível quanto a Apple diz ser.

Depois de ser derrotado sem qualquer tipo de esforço por gêmeos idênticos, a eficiência do Face ID foi colocada em xeque mais uma vez com um conjunto especial de máscaras. Ué, mas a Empresa da Maçã não tinha dito que havia trabalhado junto com profissionais de Hollywood para garantir que rostos artificiais ultrarrealistas não enganassem o sistema? Sim, mas a Bkav focou mais em áreas específicas que burlam o mecanismo do que em uma face 100% realista.

face rosto mascara

Como dá para conferir na foto acima e no vídeo abaixo, as partes brancas no objeto deixam bem claro para o olho humano que se trata de uma máscara. Para o novo iPhone, porém, os detalhes colocados no item fazem toda a diferença. Além de o formato e estrutura do rosto estarem corretas e corresponderem ao dono do aparelho, uma mistura de impressão 3D, imagens 2D e partes esculpidas à mão fazem com que olhos, boca e nariz sejam identificados como um match pelo smartphone da Apple.

Segundo a Bkav, isso prova que esse tipo de tecnologia ainda não está madura o suficiente para ser utilizada em larga escala ou para substituir de vez outras opções de biometria, como a leitura de digitais. Como o seu rosto está quase sempre à mostra e seus dedos não, pode valer a pena manter o recurso de segurança mais comum. Vale notar que, embora não seja exatamente fácil produzir máscaras como essa, o trabalho pode valer a pena quando o alvo do hack for algum político, empresário ou outro figurão com acesso a dados valiosos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.