Apple considera deixar de usar chips Qualcomm em iPads e iPhones

1 min de leitura
Imagem de: Apple considera deixar de usar chips Qualcomm em iPads e iPhones

Longas batalhas judiciais com empresas que ao mesmo tempo são parceiras e rivais não é exatamente uma novidade para a Apple, vide as disputas que ela e a Samsung têm na Justiça dos Estados Unidos e o fato de a companhia sul-coreana ser a única fornecedora de telas OLED do iPhone X. Já com a Qualcomm, a coisa não parece seguir o mesmo caminho.

Um ferrenho duelo nos tribunais vem acontecendo entre as duas empresas desde janeiro deste ano e, ao que tudo indica, a contenda afetará, de fato, as relações comerciais. De acordo com o The Wall Street Journal (WSJ), a Maçã considera deixar de usar chips da Qualcomm em quaisquer de seus produtos.

E parte dessa decisão viria do fato de a própria fabricante de processadores estar criando empecilhos para a rival/parceira de Cupertino. A Qualcomm deveria fornecer um software para a Apple testar os chips LTE presentes em protótipos de iPhones e iPads, mas isso não vem acontecendo justamente desde janeiro, como teve início o imbróglio judicial entre as duas gigantes.

A essa acusação, a Qualcomm apenas afirma que a Apple já realizou os testes necessários para os chips da próxima versão do iPhone. Ela garante ainda estar “comprometido em dar suporte aos novos dispositivos da Apple” da mesma forma que acontece com outras companhias do setor.

Mudanças para 2018

Depois de usar exclusivamente chips de modem da Qualcomm durante muitos anos, desde o ano passado, a Apple embutiu chips da empresa e também da rival Intel em seus produtos. O mesmo aconteceu este ano e, ao que tudo indica, a Maçã considera abandonar de vez os componentes da Qualcomm em seus portáteis.

A informação ainda não foi confirmada oficialmente, afinal ela vem de fontes internas da Apple, mas não deixa de ser um movimento natural por parte da fabricante de iPhones e iPads. As mudanças iniciadas em 2016 podem ser ampliadas e, de fato, parece ser uma jogada inteligente deixar de depender de uma única companhia quando se trata do fornecimento de tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.