Não é segredo que as vendas dos novos iPhone 8 e 8 Plus estão decepcionantes, e há quem aposte em um “efeito iPhone X” como o grande responsável por isso. Agora, mais informações vêm reforçar a teoria de que o terceiro iPhone a chegar às lojas em 2017 é o culpado pela retração do interesse dos consumidores pelos outros dois modelos.

Com a proximidade do lançamento do iPhone X, que acontece oficialmente em 3 de novembro, lojas virtuais chinesas estão concedendo bons descontos para quem quiser levar para casa um iPhone 8 ou um iPhone 8 Plus. Com os novos preços, o iPhone 8 de 64 GB cai de US$ 670 para US$ 545, um desconto de 18,6% em relação ao preço oficial praticado pela Apple.

Além da possibilidade de adquirir um modelo mais potente do iPhone em breve, o avanço de marcas chinesas de qualidade, como HuaweiXiaomi e Oppo, também entra como ingrediente para prejudicar o desempenho da Apple quando o assunto é venda de smartphones no país asiático.

iPhone 8iPhone 8 pode ser o iPhone menos vendido na China

É difícil imaginar que o iPhone X não se saia bem nos gráficos de unidades comercializadas, mas talvez já esteja na hora de a própria Apple assumir um possível equívoco de planejamento em oferecer opções tão distintas e tão próximas entre si. Torna-se cada vez mais evidente o quanto isso favorece a canibalização dos smartphones da empresa.

Esse conjunto todo gera uma expectativa bastante negativa: para um experiente analista do mercado chinês, o iPhone 8 deve ser o modelo flagship de iPhone menos vendido na China em toda a história. Dada a importância do mercado chinês não só para a Apple, mas para todo o setor mobile, essa flopada é bastante significativa.

Cupons de desconto TecMundo: