Autoridades solicitam que Apple ative sinal de rádio FM no iPhone

1 min de leitura
Imagem de: Autoridades solicitam que Apple ative sinal de rádio FM no iPhone

A FCC, agência responsável pela regulamentação das telecomunicações nos Estados Unidos, fez um pedido relativamente simples para a Apple. Por meio de comunicado assinado por seu presidente, Ajit Pai, o órgão governamental solicitou que a Maçã ative o sinal de rádio de FM em seus smartphones. De acordo com ele, esse recurso ampliaria as possibilidades de uma pessoa receber “informação capaz de salvar vidas” durante um desastre.

“Quando as redes sem fio caem durante um desastre natural, os smartphones com chips FM ativados permitem aos americanos obterem acesso a informações capazes de salvar vidas”, declarou Pai. Em uma época na qual regiões do Caribe e dos Estados Unidos são atingidas por diversos furacões, o pedido faz todo sentido.

Contudo, a Apple afirmou não ser possível atender à solicitação em seus dispositivos mais novos. “Os modelos iPhone 7iPhone 8 não têm chips de rádio FM nem antenas desenvolvidas para suportar sinais FM, então é impossível ativar a recepção FM nesses produtos”, alegou a Maçã.

iPhone 8Apple afirma que modelos mais recentes do iPhone sequer possuem chip para rádio FM.

Apesar disso, a companhia não demonstrou qualquer interesse em ativar o recurso em versões mais antigas de seu smartphone. Ao contrário, ela garantiu que seus dispositivos já contam com outros recursos de segurança, praticamente acabando com qualquer possibilidade de vermos o recurso em um iPhone (antigo ou novo).

Pai relembra que muitas companhias já incluem esse recurso em seus dispositivos, incluindo aí fabricantes e operadoras de telefonia móvel, e a Apple é uma das poucas que ainda resiste. Apesar disso, não são todos os modelos de todas as companhias que incluem suporte a sinais de rádio FM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.