Óculos inteligentes permitem controlar smartphone com gestos no nariz

1 min de leitura
Imagem de: Óculos inteligentes permitem controlar smartphone com gestos no nariz
Imagem: youtube

Um grupo de pesquisadores sul-coreanos, escoceses, japoneses e norte-americanos desenvolveu um conceito de óculos inteligentes capazes de identificar gestos feitos com a mão no nariz do usuário. Existem pelo menos três opções de gestos, e a pessoa pode configurá-los através de um app para controlar determinadas funções do seu smartphone.

Os criadores acreditam que os melhores casos de uso seriam aqueles em que é falta de educação mexer no celular: em uma reunião, por exemplo. Assim, se você recebe uma chamada em uma situação como essa, pode simplesmente tocar no nariz fazendo determinado gesto e rejeitar a ligação.

Como há três possibilidades, o usuário desse conceito poderia ainda configurar os outros comandos para pausar a reprodução de músicas ou pular uma faixa, por exemplo.

Sensores oculares

O sistema é apenas um conceito, por enquanto, e usa sensores de rastreamento de movimentos dos olhos. No aparelho chamado ItchyNose, entretanto, esse equipamento foi reprogramado para identificar a carga elétrica na pele do nariz. Como os padrões para cada movimento são diferentes, foi possível criar três comandos. Os óculos se conectam ao smartphone via Bluetooth e lembram um pouco o Google Glass, mas apenas em uma forma bem básica.

Apesar de ser um projeto interessante, o ItchyNose tem suas limitações. Como você pode notar pelo vídeo demonstrativo, os gestos no nariz precisam ser feitos de uma forma pouco discreta. Caso contrário, o aparelho pode não identificar qual comando foi realizado. Fora isso, muitas pessoas têm o costume to tocar no nariz naturalmente várias vezes por dia, o que pode acarretar em reconhecimentos errôneos ou desnecessários.

Para resolver isso, os criadores acreditam que ainda precisam treinar o sistema para ignorar falsos positivos. Contudo, não há uma previsão concreta para isso acontecer nem para implementarem algo nessa linha comercialmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.