Equipamentos de áudio e vídeo podem apresentar ruídos a qualquer momento, seja um dispositivo antigo ou novo. Muitas vezes, o problema não está no aparelho em si, mas sim nas saídas de eletricidade.

Felizmente, existem algumas técnicas simples para resolver esse problema.

Loops de terra

O aterramento é uma das principais causas de ruídos. Eles podem vir em forma de zumbido ou murmúrio através dos alto-falantes daTV.

Para resolver esse problema, será necessário ligar todas as partes do mesmo equipamento em uma tomada AC — o que pode ser feito com filtros de linha ou estabilizadores.

Se não resolver, o problema pode estar no próprio equipamento de áudio, caso ele seja um com as partes separadas, como os home theaters. Então, o ideal é usar um cabo extensor.

Ainda existe outra alternativa: a compra de um condicionador de sinal com isolação galvânica. Porém, o investimento é muito mais alto.

Fios e cabos USB e HDMI

As interferências também podem acontecer quando é deixado um cabo de força junto com cabos de áudio. Logo, solucionar é simples: basta separar esses fios ou, se preferir, adquirir cabos com três conectores, em vez de dois.

Em relação aos cabos USB ou HDMI, prefira aqueles com filtro antirruído de ferrite, pois são menos prováveis a ruídos do que os comuns.

Interferência RF

As interferências de radiofrequência são causadas por transmissores de rádio e televisão, principalmente. Para resolver, é necessário diminuir a força dos sinais de celulares, dispositivos WiFi em geral e computadores. Isso é feito distanciando os aparelhos um do outro e evitando que antenas de receptoras se toquem.

Cupons de desconto TecMundo: