Como o mercado de informática parece meio avesso a adotar padrões em seus produtos – principalmente do que diz respeito a conexões, cabos e acessórios –, é o consumidor quem acaba pagando o pato. No caso de armazenamento flash para dispositivos com entrada USB, por exemplo, você precisa andar com pelo menos dois ou três pendrives diferentes para dar conta da variedade de formatos oferecidos por computadores e celulares. Um novo gadget, no entanto, quer resolver isso ao se tornar um verdadeiro canivete suíço da categoria.

O Mobile C50 deixa seus antecessores para trás ao oferecer nada menos que um trio de plugs diferentes para suas necessidades relacionadas à tecnologia USB. Enquanto outros brinquedinhos que se propõem a solucionar esse problema de compatibilidade trabalham com um conector único em cada extremidade do item, o equipamento fabricado pela Silicon Power compila três opções no mesmo espaço: USB-A tradicional, micro USB e USB Tipo-C.

Curtiu o brinquedinho?

A magia funciona assim: as duas primeiras conexões funcionam de forma alternada, sendo acessadas por um sistema no melhor estilo Transformers; a última delas é solitária e fica escondida sob uma tampinha embutida no corpo do acessório. Se a diversidade de formatos fica garantida, elementos como mecanismos dobráveis e circuitos expostos deixam aquela dúvida sobre a durabilidade do dispositivo.

Felizmente, se depender das promessas da fabricante, isso não deve ser um problema. A Silicon Power afirma que o pendrive foi desenvolvido para resistir ao uso constante e conta com proteção contra poeira, água e temperaturas extremas – além de oferecer uma garantia de cinco anos contra mau funcionamento. O Mobile C50 será produzido em versões de 32, 64 e 128 GB, mas ainda não tem data de lançamento ou preço confirmados.

Cupons de desconto TecMundo: