Um membro do XDA Developers encontrou uma solução para o “bootloop da morte” do Nexus 6P. O problema começou a aparecer no fim de 2016 quando milhares de aparelhos da Google desse modelo em específico apagaram e essencialmente pararam de funcionar, assim do nada. Os N6P presos no bootloop da morte não conseguem passar da tela de inicialização, e o SO nunca é carregado.

A boa alma que se dedicou a resolver o problema é identificada no XDA como XCnathan32, que elaborou um tutorial de como reviver o Nexus 6P usando arquivos modificados para o sistema de boot do smartphone. Essa solução foi criada em conjunto com um outro membro do fórum, o rchtk.

É importante mencionar que vários aparelhos da Google passaram por problemas similares ao do Nexus 6P, mas o desse modelo parecia o mais sério encontrado até agora, já que nem Google nem Huawei encontraram até hoje uma forma de resolver a situação. Falando nisso, nenhuma das duas empresas assumiu a responsabilidade pelo problema ou publicou qualquer material que pudesse ajudar a resolver o bootloop da morte. Os membros do XDA fizeram isso completamente sozinhos.

Nexus 6P em bootloop da morte não passa dessa tela

Ponto negativo

Se você tem um Nexus 6P “brikcado” juntando poeira no fundo de uma gaveta, deve estar feliz em saber que agora existe uma solução para o problema. Mas é melhor se conter um pouco. Para fazer o celular ligar novamente, o XCnathan32 teve que separar os núcleos do Snapdragon 810 do celular e desativar os processadores A57, que são mais poderosos, e deixar funcionando apenas os A53, focados em economia de energia.

Ele terá que funcionar apenas como um quad-core de 1,5 GHz

Ou seja, para o seu Nexus ligar novamente, ele terá que funcionar apenas como um quad-core de 1,5 GHz. Os outros quatro núcleos de 2,0 GHz precisam ficar desligados, pois parece que o problema da inicialização está neles. Seria então culpa da Qualcomm? Não sabemos.

De qualquer forma, várias pessoas já testaram a solução e conseguiram fazer os Nexus 6P voltarem à ativa, mas perceberam que o desempenho está bem abaixo do que era antes, considerando o processador “capado”. Eu mesmo tenho um celular desses que foi brikcado pelo bootloop da morte e, assim que encontrá-lo em casa, vou executar esse procedimento e — se tudo der certo — publicar um tutorial em português aqui no TecMundo. Fique ligado.

Cupons de desconto TecMundo: