Facebook pode estar desenvolvendo seu próprio celular modular

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pode estar desenvolvendo seu próprio celular modular
Imagem: Maurizio Pesce (Flickr)

Podemos afirmar que os celulares modulares foram um fracasso? É claro que não. Apesar de esse tipo de aparelho não ter caído nas graças da indústria nem do público, gadgets como os da linha Moto Z e outras iniciativas menos conhecidas mostram que há um futuro para esse mercado.

E, ao que tudo indica, até mesmo o Facebook aposta no setor, tanto que estaria planejando lançar o seu próprio smartphone modular. Segundo reportagem do site Business Insider, a empresa de Mark Zuckerberg registrou nesta quinta-feira (20) a patente de um “dispositivo modular eletromecânico” composto de um chassi principal e de “uma variedade de módulos funcionais que podem ser conectados a ele.”

A tecnologia de um smartphone modular descrita na patente foi desenvolvida pela startup Nascent Objects, adquirida recentemente pelo Facebook. Dentro da companhia de Zuckerberg, o projeto estaria em desenvolvimento na Buildings 8, uma “divisão secreta” da empresa dirigida por Regina Dugan, ex-diretora da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos).

Prolongando a vida útil

A explicação apresentada pelo Facebook no documento de registro da patente é bem plausível e já conhecida: aumentar a vida útil dos dispositivos móveis. Essa postura não é novidade alguma; afinal é a mesma de outras companhias que também apostam nos modulares.

“Normalmente, os componentes de hardware tem um ciclo de vida útil curto”, aponta o texto. “Os consumidores adquirem eletrônicos dotados de tecnologia de ponta apenas para descobrirem que seus dispositivos estarão ultrapassados em um futuro próximo”, prossegue o Facebook no registro.

Usando a experiência da Google

Ainda de acordo com o Business Insider, algumas pessoas que já estiveram envolvidas no Projeto Ara, o smartphone modular da Google que nunca viu a luz do dia e já foi descontinuado, estariam trabalhando agora com o Facebook para a concepção do novo dispositivo.

Essa combinação de fatores nos leva a sugerir que, de fato, o Facebook pode apresentar alguma novidade em breve. Rumores sobre um smartphone criado nos domínios de Mark Zuckerberg não são novos, mas andavam adormecidos nos últimos anos. A dúvida, então, é: será que em um futuro não tão distante nós veremos isso acontecer de fato?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.