Se você gosta de smartphones de telas pequenas e, por acaso, também prefere iPhones em detrimento dos aparelhos com Android, escolher um novo celular a partir do ano que vem pode se tornar uma tarefa ainda mais difícil. Segundo acredita o analista de mercado Pan Jiutang, a Apple não deve lançar uma nova versão do iPhone SE em 2017, tampouco em 2018. Com o nome dele já indicava (Special Edition), esta foi apenas uma versão especial que reaproveitou o design do iPhone 5 com o hardware interno do iPhone 6s.

Ainda de acordo com Jiutang, o aparelho com a menor tela a sair das linhas de montagem da Maçã nos próximos anos será o vindouro iPhone 7s, com 4,7’’. Fora ele, o iPhone 7s Plus deve contar com 5,5’’ e o esperado iPhone 8 ou iPhone X com 5,8’’ e design similar ao que a Samsung entregou nos Galaxy S8 e S8+.

Seguindo o padrão

O analista justifica sua posição dizendo que a Apple deve seguir o padrão da indústria, que atualmente é focar em aparelhos com displays de 5,5’’, pois são os preferidos da grande maioria da população consumidora de smartphones.

Quem sabe a Apple comece também a transição do 16:9 para o formato 18:9 (2:1), como já fizeram Samsung e LG

É interessante destacar ainda que o iPhone 8 ou X pode trazer uma mudança no formato da tela. Quem sabe a Apple comece também a transição do 16:9 para o formato 18:9 (2:1), como já fizeram Samsung e LG. Há também boatos de que a Google estaria estudando fazer o mesmo movimento em versões futuras dos seus celulares Pixel.

Seja como for, nada disso foi confirmado pela Maçã, e Jiutang pode muito bem estar errado. Portanto, o ideal é aguardar os vazamentos e, em seguida, os lançamentos oficiais para descobrir se o iPhone SE está de fato com os dias contados.