O Xperia XZ Premium é o smartphone top de linha da Sony para o ano de 2017 ,e por esse motivo, ele vem com o melhor hardware que a empresa japonesa conseguiu colocar em um celular até agora. Além de garantir um desempenho excelente, isso significa que o aparelho conta com recursos que não são encontrados na concorrência, como é o caso da super câmera lenta, sem igual nos dispositivos móveis atuais, e da tela 4K HDR, que extrai toda a experiência que a companhia da Terra do Sol Nascente acumulou fazendo TVs.

No entanto, por mais que o XZ Premium tenha um monte de recursos impressionantes, isso não significa que ele não tem problemas. Na análise a seguir, nós vamos detalhar todos os pontos em que o smartphone se sobressai e também explicaremos os pontos nos quais a novidade da Sony simplesmente deixa a desejar.

Vídeos maneiros

O Xperia XZ Premium é o primeiro celular a usar a nova tecnologia Motion Eye da Sony, que integra memória dedicada à câmera. Basicamente, isso acelera bastante a velocidade de processamento das imagens na hora da captura e, entre outras coisas, é o que permite que o modo Super Câmera Lenta (SuperSloMo) chegue a taxas de 960 quadros por segundo, enquanto a maioria dos outros celulares costuma ficar mais perto dos 240 fps no slow motion.

O modo Super Câmera Lenta consegue resultados impressionantes a 960 fps, mas tem ressalvas

O resultado da super câmera lenta é realmente impressionante, mas por mais que o recurso seja bem legal, há algumas coisas que incomodam um pouco na hora de usar. Como o efeito exige bastante do aparelho, os vídeos em super câmera lenta ficam limitados à resolução HD, em 720p. A gravação é iniciada em 30 fps e a captura em 960 fps só é ativada por dois segundos quando você toca no botão, o que acaba se transformando em seis segundos de vídeo em câmera lenta.

Depois disso, o dispositivo volta automaticamente a gravar em 30 fps enquanto você não ativar o SuperSloMo mais uma vez. É possível apertar o botão da função várias vezes durante a mesma gravação, mas você provavelmente vai ter que praticar até conseguir acertar a hora de ativar o recurso. Além disso, a taxa altíssima de quadros por segundo exige que o ambiente filmado esteja muito bem iluminado para o resultado não ficar cheio de ruídos visuais.

Indo agora para os vídeos normais, a câmera da Sony permite fazer belas gravações em Full HD a 60 fps, ou então em 4K a 30 fps – e você pode ficar tranquilo quanto à temperatura, já que o aparelho não esquentou muito durante as gravações na resolução mais alta. Mesmo assim, continua difícil entender o que levou a Sony a esconder a função de gravação em 4K no meio dos aplicativos extras da câmera em vez de colocar essa opção junto das configurações normais.

Fotografias de qualidade

Falando agora em fotos, a câmera traseira de 19 MP consegue produzir imagens ótimas mesmo no modo automático, mas você pode afinar várias configurações importantes se mudar para o manual. As fotografias em ambientes bem iluminados saem com definição excelente e com cores e contraste ótimos.

Além disso, o foco automático preditivo faz um ótimo trabalho na hora de acompanhar objetos em movimento. Nas fotos noturnas ou em lugares escuros, a câmera traseira também alcança resultados muito bons, como você pode conferir na galeria a seguir. Tudo isso é digno de um smartphone top de linha.

Fotos da câmera traseira:

Galeria 1

O sensor frontal de 13 MP tem um bom ângulo de visão e consegue produzir fotos boas em lugares bem iluminados. No entanto, a qualidade das selfies cai bastante se você estiver em um lugar escuro e, como o XZ Premium não tem flash frontal, não vai ter muito o que possa ser feito nesse caso. Veja algumas selfies abaixo:

Fotos da câmera frontal:

Galeria 2

Por fim, vale também mencionar que o XZ Premium tem um botão dedicado na lateral para as câmeras. Pressionar a tecla duas vezes faz a câmera abrir mesmo com a tela apagada, mas fazer a mesma coisa no botão power serve para a mesma coisa – e funciona mais rápido. Aperte o botão da câmera de leve para ajustar o foco no centro da imagem e clique até o fim para capturar as cenas.

Delícias da tela 4K HDR

O display é outro ponto no qual a Sony enfatizou bastante no Xperia XZ Premium, e ela tem bons motivos para isso. A empresa se baseou na tecnologia das suas próprias TVs Bravia e lançou o celular com resolução 4K e suporte a conteúdos HDR na sua tela LCD. Isso faz com que as 5,5 polegadas do painel tenham uma densidade de pixels enorme e um contraste ótimo, gerando imagens que são as mais nítidas e cheias de detalhes encontradas em um smartphone atual.

Caso você estivesse com receio de que o Xperia XZ Premium fosse igual ao Z5 Premium, que só aumentava a resolução para 4K quando você estava assistindo a um vídeo nesse mesmo nível de qualidade, então pode ficar tranquilo. O 4K funciona em tempo integral no aparelho mais novo e você não pode baixar a resolução nem se quiser economizar bateria.

O nível de brilho da tela também é muito bom, permitindo enxergar as imagens exibidas mesmo ao usar o celular sob sol forte. Por mais que as cores não sejam tão ressaltadas quanto em um painel AMOLED ou Super AMOLED, a tecnologia Triluminos que a Sony trouxe das suas TVs consegue chegar bem perto – e com certeza faz um serviço melhor que o da maioria dos LCDs comuns. Resumindo, a Sony fez um trabalho excepcional na tela do XZ Premium e o resultado me agradou bastante, especialmente na hora de ver vídeos em 4K.

Android atualizado

O Xperia XZ Premium vem de fábrica com a versão 7.1 do Android Nougat instalada, mas a Sony resolveu não seguir exatamente o mesmo caminho do Google Pixel na interface. A empresa japonesa não substituiu o botão da gaveta de apps pelo gesto de deslizar o dedo para cima, então a experiência aqui continua sendo a mesma que temos em aparelhos mais antigos.

Exceto por esse detalhe, todo o resto do sistema operacional continua praticamente sem modificações, o que é bom. Quem está acostumado com o Android puro vai se sentir em casa.

Poder de um top de linha

Seguindo para o quesito desempenho, o Xperia XZ Premium faz jus absoluto ao seu status de smartphone de ponta. O processador Qualcomm Snapdragon 835 e os 4 GB de RAM são mais que suficientes para garantir que o celular consiga fazer tudo o que você quiser, abrindo os aplicativos com rapidez e funcionando sem qualquer engasgo mesmo quando tem vários apps pesados abertos.

O Xperia XZ Premium roda apps e jogos pesados com muita facilidade

Jogos pesados e com gráficos exigentes, como Injustice 2, rodam sem o menor sinal de problema e sem demora nos carregamentos. A mesma coisa também acontece em títulos com taxas elevadas de quadros por segundo, como o brasileiro Horizon Chase.

Dos 64 GB de espaço interno, 15 GB vão para o sistema e para os aplicativos embarcados. Não há dúvidas de que esse número é grande, mas ainda sobram 49 GB de armazenamento, o que é bastante espaço para guardar fotos, vídeos, músicas e apps. Caso isso seja insuficiente para você, é possível aumentar o espaço em até 256 GB com um cartão micro SD.

Benchmarks

Para ver como o Xperia XZ Premium se sai em comparação com seus principais concorrentes, o aparelho foi submetido a três aplicativos de benchmark. Os testes utilizados foram o 3DMark (Slingshot Extreme), o AnTuTu Benchmark 6 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal).

O 3D Mark oferece uma série de testes para benchmark de smartphones. Entre eles, o Slingshot Extreme permite comparar diretamente entre processadores e GPUs em conteúdos acima do Full HD. A resolução do display é um fator que pode afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

O app AnTuTu 6 permite testar interface, CPU, GPU e memória RAM dos dispositivos. Os resultados são fornecidos individualmente e somados para gerar uma pontuação total. E aqui também vale a máxima para os pontos: quanto mais, melhor.

App indisponível para iOS

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes aos smartphones, medindo o desempenho durante o acesso de conteúdo na internet por meio de navegadores no primeiro e a performance do processador no segundo. Novamente, números maiores indicam resultados melhores.

Bateria com altos e baixos

Sobre a bateria, podemos dizer que o XZ Premium não é dos melhores, mas também não é dos piores. A resolução 4K em tempo integral mostrou seu lado feio em nossos testes de estresse, fazendo o celular aguentar só 5 horas e 16 minutos de reprodução contínua de vídeos no YouTube, o que é um número bem baixo para um aparelho com 3.230 mAh.

O XZ Premium não aguenta muito tempo de utilização contínua

Como comparação, podemos citar o intermediário Moto Z2 Play, que tem só 3 mil mAh e aguentou quase o triplo do tempo nas mesmas condições. Isso basicamente quer dizer que, se você é um usuário como eu e usa bastante o smartphone para jogar e fazer várias outras coisas, então com certeza vai precisar fazer pelo menos uma recarga ao longo do dia.

A coisa mudou de figura quando testei um dia de uso mais moderado, acendendo a tela do celular só para responder mensagens, passar alguns minutinhos checando redes sociais, tirar uma ou outra foto e gravar vídeos curtos. Nesse caso, a bateria durou tranquilamente o dia inteiro e ainda sobraram cerca de 20% quando cheguei em casa à noite. Considerando que não precisei usar o modo Stamina da Sony, o resultado foi positivo.

Em todo caso, é importante mencionar que a recarga do aparelho não é das mais rápidas, levando cerca de 3 horas para ir de 0% a 100% durante um período de atividade do dia. Na hora de dormir, a função Battery Care reduz mais ainda a velocidade da recarga acima dos 90%, mas nesse caso isso serve para proteger a bateria contra desgastes e impedir que ela perca capacidade total muito rápido.

Design: o calcanhar de Aquiles

Se há um ponto específico em que o Xperia XZ Premium realmente deixa a desejar, é no design. O formato quadradão e as bordas enormes acima e abaixo da tela são uma marca registrada da Sony. O estilo certamente agrada muita gente, mas para mim ele passa uma sensação antiquada, como se a empresa estivesse parada no tempo. Mesmo assim, isso é uma questão de gosto, então cada um tem que decidir o que acha do visual por conta própria.

O pior mesmo é que a Sony resolveu fazer uma mistura de materiais no aparelho, o que teve um resultado muito ruim. A frente e a traseira são feitas de vidro protegido com Gorilla Glass 5, o que ajuda a resguardar o celular contra arranhões, mas não impede que ele instantaneamente fique coberto de marcas gordurosas de dedos.

Já as laterais do XZ Premium são feitas de um plástico brilhante que tenta imitar o metal nas bordas de cima e de baixo do dispositivo, mas que na prática só consegue mesmo é passar a sensação de ter uma qualidade ligeiramente menor. Pelo menos o formato arredondado dá uma pegada até que boa para um aparelho tão grande.

Liso feito sabão

O Xperia XZ Premium é muito escorregadio

Mesmo com a pegada confortável do aparelho, você provavelmente vai querer segurar bem o seu Xperia XZ Premium com as duas mãos a maior parte do tempo. O motivo é o fato de ele ser escorregadio feito um peixe. Com certeza é o aparelho mais liso que já segurei até agora. Se você o colocar no colo enquanto estiver sentado, cedo ou tarde ele vai acabar caindo. Provavelmente cedo.

Até mesmo uma mesa ou superfície lisa um pouco desnivelada é o suficiente para o celular deslizar lentamente em direção ao chão quando você não estiver olhando – e não estou exagerando. O resultado é óbvio: não leva muito tempo até as quedas ficarem visíveis nas bordas do XZ Premium, especialmente nas partes de metal. Aconteceu comigo em pouco dias, mesmo tomando bastante cuidado.

Dá pelo menos para ficar aliviado sabendo que o aparelho vai ficar bem mesmo se você o derrubar na piscina ou na privada, já que ele tem certificação IP68 e consegue aguentar períodos curtos embaixo d’água. Só não vale abusar da sorte, okay? E nada de ligar o conector USB Type-C enquanto ele estiver molhado.

Extras

Antes de encerrar, vale ainda falar que a Sony caprichou nos alto-falantes estéreo, que ficam na frente do XZ Premium. Eles conseguem atingir volumes altos sem distorcer os sons de forma perceptível, por mais que dê para sentir a traseira do celular vibrando com o áudio. A experiência sonora é muito boa. E a Sony até incluiu fones de ouvido básicos na caixa do smartphone – o que não é bem um destaque, mas é melhor do que nada.

A experiência sonora do Xperia XZ Premium é ótima

Sobre o leitor de digitais, ele serve também como botão power e a posição na lateral é bem elegante e prática. A leitura é bem rápida na maior parte do tempo, mas tende a falhar se você estiver com o dedo sujo ou até mesmo só um pouco suado, o que é um pouco irritante. Por fim, é preciso citar que o celular não é dual-SIM, mas ao menos a abertura da tampa e a remoção da bandeja são fáceis e não exigem ferramentas.

Vale a pena?

Por mais que o preço oficial de R$ 4 mil não possa ser considerado barato, a Sony surpreendeu ao lançar o seu top de linha por um valor similar ao dos seus principais concorrentes. Normalmente, a empresa costuma posicionar seus produtos com valores um pouco acima dos rivais, então a atitude com seu flagship atual foi bem recebida.

O Xperia XZ Premium não fica para trás em relação aos outros smartphones de ponta nos quesitos desempenho, tela e câmera, além de ter recursos únicos interessantes. A bateria não é nada excepcional e aguenta um dia inteiro de uso moderado, mas usuários intensivos que aproveitarem mais as capacidades do aparelho provavelmente vão precisar abusar do modo Stamina e andar sempre com o carregador.

O pior ponto do dispositivo é mesmo o design, que é antiquado e escorregadio, então você provavelmente vai sofrer com quedas. Mesmo assim, isso não é o suficiente para tirar o brilho do Xperia XZ Premium, que com certeza é um smartphone digno de competir com os top de linha atuais. Apenas garanta uma capinha protetora por via das dúvidas, okay?

-----

E aí, o que você achou do aparelho? Compartilhe sua opinião e qualquer dúvida que tiver nos comentários abaixo. Aqueles que estiverem interessados em comprar o Xperia XZ Premium com desconto podem conferir os links abaixo.

Opções de compra

Melhores ofertas do Sony Xperia XZ Premium:

Cupons de desconto TecMundo: