Conforme os aparelhos ficam melhores, mais os aplicativos exigem de suas memórias. Então, nasce um problema: não há espaço de armazenamento suficiente para tudo o que precisamos.

O conjunto de aplicativos que mais consome memória do aparelho hoje em dia é composto por Facebook, Uber, Gmail, Snapchat, Spotify, Messenger, Google Maps, YouTube, Instagram e Netflix. De acordo com dados da consultoria Sensor Tower, eles passaram de ocupar 164 MB juntos em 2013 para 1,9 GB em 2017.

Apesar de tomar muita memória do celular, não há dúvida de que os aplicativos melhoraram em seu desempenho e sua usabilidade. Mas, juntando os aplicativos com as fotos, os vídeos e os áudios salvos no aparelho, quase não sobra espaço.

Mas então, qual seria a solução para o problema?

Enquanto celulares com milhares de GB e armazenamento ainda não existem, você pode seguir alguns passos para melhorar a questão da memória do seu aparelho.

1. Comece apagando as mídias

Fotos, vídeos e áudios, principalmente quando são enviados via WhatsApp, consomem muito do espaço disponível do seu aparelho. Faça o backup regularmente passando os arquivos para o computador, cartão SD ou ainda deixando na nuvem com aplicativos como Dropbox ou Google Fotos.

Lembre-se que nos cartões de memória não são só as mídias que podem ser salvas nele, mas também os aplicativos.

2. Faça uma limpa nos aplicativos

Se você baixou algum aplicativo, foi porque precisou usar, mas muitos deles não são mais necessários. Delete os que você não usa há algum tempo e, em alguns casos, opte por acessar pelo seu navegador.

O Facebook e o Messenger ainda disponibilizam a versão Lite de seus apps.

3. Voltando às configurações de fábrica

Dependendo da situação do seu celular, a melhor opção é resetar o aparelho para começar do zero. No entanto, antes não se esqueça de fazer o backup de todos os seus arquivos.

Cupons de desconto TecMundo: