Meu Windows Phone está morto: achas que tens o que é necessário para reviver os smartphones da Microsoft? Pois é, esta terça-feira (11) marca o fim de uma era breve no mundo dos smartphones. Isso porque hoje o Windows Phone 8.1, lançado em junho de 2014, deixa oficialmente de receber suporte mainstream.

O que isso significa? Em termos práticos, como falamos ontem (10), esse “fim” apenas oficializa algo que já acontecia há alguns anos. O encerramento do suporte mainstream significa que o Windows Phone não receberá mais qualquer novidade e apenas algumas atualizações de segurança devem ser lançadas pela plataforma até que ela seja completamente abandonada em algum ponto ainda não agendado do futuro.

A Microsoft já havia avisado sobre o fim há algum tempo ao anunciar que a vida útil do sistema seria de 36 meses a partir de sua data de lançamento. De lá para cá, a última grande atualização dos Windows Phone veio em dezembro de 2014, sem qualquer novidade significativa implementada desde então.

Como assim é o fim?

É possível dizer que o “Windows Phone” morre hoje porque a versão mais recente do sistema mobile da Microsoft se chama Windows 10 Mobile — uma remarcação, mas uma remarcação significativa. A companhia inclusive incentiva que os usuários do Windows Phone baixem o Supervisor de Atualização para migrar para o novo sistema da MS para smartphones.

Vale lembrar que nem todos os dispositivos com Windows Phone 8.1 são compatíveis com a nova versão, assim como a disponibilidade da atualização passa também pelas fabricantes e pelas operadoras. Em suma, é possível que alguns entraves dificultem o processo, mas ele é possível.

Você vai ficar órfão do Windows Phone 8.1? Conte a sua experiência aí nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: