Versão Nougat já está presente em 11,5% dos aparelhos com Android

2 min de leitura
Imagem de: Versão Nougat já está presente em 11,5% dos aparelhos com Android

Uma das principais características do Android é ele ser utilizado em centenas de modelos diferentes, de fabricantes diferentes e visando diferentes faixas de preço. O grande efeito disso é uma adoção bastante baixa de sua versão mais recente, afinal há uma gama variada de dispositivos para ser contempada e, além das diferenças de hardware, tudo depende de cada fabricante agilizar o processo de distribuição para os seus clientes.

A mais recente atualização do gráfico de distribuição do Android, porém, mostrou um avanço na adoção da versão Nougat (7.0 e 7.1.). Segundo os dados divulgados na página de desenvolvedores da plataforma, somadas, as duas já ultrapassam 11,5% dos aparelhos com Android, um avanço significativo em relação à medição anterior.

O Android 7.0 começou junho presente apenas 1,7% dos gadgets com Android, enquanto o Android 7.1 estava instalado em somente 0,3% dos dispositivos — ou seja, 2% do total. No início de julho, porém, já são 10,6% dos aparelhos com a versão 7.0 e outros 0,9% com a versão 7.1 — somando as duas, chegamos à fatia de 11,5% do Nougat.

Motivos

O grande motivo para tamanha expansão foram os diversos lançamentos de novos dispositivos bem como as atualizações liberadas pelas fabricantes ao longo do último mês. E a previsão é que esse crescimento se sustente ao longo dos próximos meses, quando mais aparelhos recebem o Android Nougat e outros ainda serão lançados com a versão mais recente do sistema.

Marshmallow ainda domina

Apesar do crescimento polpudo da Nougat, a versão de Android mais popular ainda é a Marshmallow (6.0), presente em 31,8% dos aparelhos que usam o sistema da Google. Atrás dela está a Lollipop (5.x), instalada em 30,1% dos dispositivos. Atrás dela — e ainda mais usada do que a Nougat — está a KitKat, com uma fatia de 17,1% dos Android.

Apesar de ter sido lançada no longínquo ano de 2012, a Jelly Bean (4.1.x) ainda reina em 8,1% dos dispositivos, um número bastante significativo para uma versão lançada há cinco anos. Completanto a lista, tanto a  Ice Cream Sandwich (4.0.x) quanto a Gingerbread (2.3.x) estão em apenas 0,7% dos dispositivos cada uma.

A título de comparação, no início de julho, 86% dos dispositivos portáteis da Apple utilizam o iOS 10 , a versão mais recente do sistema (apesar de anunciado, o iOS 11 ainda não foi disponibilizado para o grande público). A versão anterior, o iOS 9, está em 11% dos dispositivos, e apenas 3% dos aparelhos da Maçã estão equipados com uma versão mais antiga do sistema mobile.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.