Novo padrão micro-DisplayPort compatível com 4K+ será lançado em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Novo padrão micro-DisplayPort compatível com 4K+ será lançado em 2014

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Laptops, tablets e smartphones podem estar prestes a ganhar uma forma menor e mais simples de se conectarem com telas externas. A Video Electronics Standards Associaton (VESA) está desenvolvendo uma nova micro-DisplayPort, que deverá ser retrocompatível com os dispositivos atuais que suportam as tecnologias DisplayPort e mini-DisplayPort, ao mesmo tempo em que irá oferecer aos aparelhos portáteis conectividade que vai além de 4K Ultra HD.

Até o final do segundo trimestre de 2014, a associação pretende não apenas ter concluído o trabalho na entrada propriamente dita, mas também ter definido os designs finais do conector, cabo e receptáculo. Segundo a entidade, o novo padrão foi criado para “suportar os futuros fluxos de dados de telas com larguras de banda superiores às resoluções 4K de hoje em dia”.

Outro objetivo da nova tecnologia é fornecer compatibilidade com cabos passivos de até 1,5 metro de comprimento sem necessitar de qualquer forma de repetidor ou de outros componentes ativos. Dessa forma, a novidade seria particularmente importante para smartphones e outros dispositivos portáteis.

Menor e melhor

Até o momento, ainda não se sabe como a Apple e a Intel irão responder à conexão menor. Atualmente, a tecnologia Thunderbolt utilizada na linha Mac depende de conectores mini-DisplayPort, que também são retrocompatíveis com monitores DisplayPort tradicionais. No próximo Mac Pro, por exemplo, está previsto um total de seis entradas Thunderbolt 2.

No entanto, a mudança para o novo padrão pode permitir que a empresa da maçã reduza ainda mais o tamanho de seus notebooks, algo em que a companhia vem demonstrando grande interesse ao longo dos últimos anos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.