Mito ou verdade: muitos arquivos no HD deixam o micro lento?

4 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: muitos arquivos no HD deixam o micro lento?

Com o passar do tempo, é comum os computadores apresentarem lentidão ao executar algumas tarefas, por mais simples que elas pareçam. Programas que antes eram abertos em poucos segundos podem levar alguns minutos para serem executados, principalmente se você utiliza vários aplicativos pesados.

Você já deve ter se perguntado: “muito arquivos no HD deixam o computador lento?” Sim?! Não?! Bom, a resposta para esta questão é: depende! A lentidão no computador pode ser causada por diversos fatores.

De novo a palavra "depende"?!

O problema com espaço em disco começa quando o espaço disponível é pouco. Por exemplo, não tem problema você deixar seu HD de 100GB com 90GB ocupado. Mas deixar 500MB de espaço livre é pedir para o computador virar uma carroça. É bem provável que nem o Windows consiga mover arquivos ou realizar suas tarefas mais corriqueiras.

Haja paciência!

Há quem diga que é bom começar a pensar em faxina no disco quando o espaço livre fica abaixo dos 5GB. Na verdade, vai de cada usuário cuidar do próprio HD e decidir quando é hora de limpar um pouco os arquivos e documentos inúteis ou que não são usados há muito tempo. O importante é não deixar extrapolar.

Computadores mais potentes, de última geração, raramente terão problema de lentidão por causa de pouco espaço em disco, mesmo que o HD esteja quase no seu limite. Com os PCs mais simples, no entanto, a história é outra.

Por que isso acontece?

Os PCs possuem diversos tipos de memória, além da RAM, já há muito conhecida pelos usuários. A memória virtual é uma delas, e é de suma importância para o processador.

Para entender melhor...

Memória RAM DDR.A memória virtual é uma espécie de arquivo criado no computador, o qual o processador utiliza para armazenar dados que ele costuma deixar na memória RAM. É como se ele simulasse a memória RAM dentro do seu HD, por isso que é chamada de virtual.

O problema da memória virtual é que ela é muito mais lenta do que a RAM, fazendo o desempenho da máquina despencar quando é necessário acessá-la. Por esta razão, só quando a memória RAM estiver muito lotada é que o processador utiliza a virtual.

Para saber mais detalhes sobre esta memória, não deixe de ler os artigos: “O que é Memória Virtual?” e “Como funciona a Memória Virtual?”.

Continuando...

Como você já deve ter imaginado, pouco espaço em disco pode dificultar, ou mesmo impossibilitar, a criação e o uso da memória virtual. Como consequência, a memória RAM é sobrecarregada, causando lentidão e às vezes até o travamento total do sistema.

Problemas gerais

Bagunça no HD

Arrume seu HDÉ claro que não é apenas o HD lotado que prejudica o desempenho de toda a máquina. Discos desorganizados dificultam o acesso aos dados, exigindo mais processamento, o que pode deixar a máquina mais lenta. A solução para este problema é bem simples, basta desfragmentar o disco.

O Baixaki já abordou o tema desfragmentação diversas vezes. Nos artigos: “Guia completo sobre desfragmentação de disco”, “Desfragmentação de disco: por que fazer e como ocorre?”, “Como desfragmentar apenas alguns arquivos” e "Desfragmentar em modo de segurança" você encontra todo o material necessário para realizar esta tarefa simples, mas muito importante para o computador.

Faxina no HD

Por mais que você utilize o computador apenas para acessar a Internet, diversos arquivos e pastas temporárias são criados, e acabam ocupando um espaço considerável no disco rígido. Além disso, quando você desinstala um programa, nem todos os arquivos são removidos junto. Tudo isso vai ocupando espaço no HD e, quando você percebe, tem mais arquivos inúteis do que necessários.

Existem diversos aplicativos para fazer uma busca geral no disco atrás destes “ocupadores de espaço”. Na seção de limpadores do Baixaki você encontra dezenas de programas para este propósito, como os CCleaner e Easy Cleaner, dois dos aplicativos mais famosos do gênero.

Inicialização automática

Caso o computador esteja lento, principalmente na hora de iniciar, pode ser que o problema seja a quantidade de programas que iniciam junto com o sistema. Obviamente alguns aplicativos devem ser iniciados com o Windows, como antivírus, anti-spywares, drivers de vídeo, etc. Outros, no entanto, são dispensáveis.

Na seção de inicializadores (launchers) do site é possível encontrar diversos aplicativos que podem ajudar nesta tarefa. Não deixe de conferir.

Apenas o necessário

Não é preciso nem dizer que deixar apenas aqueles arquivos e programas realmente essenciais no computador é uma boa prática para manter a máquina sempre funcionando com o máximo de desempenho.

Cuide do seu computador

Para encerrar

Você deve ter percebido que o espaço em disco pode influenciar no desempenho de um computador, mas nem sempre. Se a sua máquina tem bastante memória RAM, você raramente terá problemas de performance por causa do HD. Com os computadores mais simples e antigos, por outro lado, a história é outra.

Seguindo as práticas descritas acima é possível melhorar bastante o tempo de resposta do disco. Por isso, fique de olho. Se notar que seu PC está uma carroça, tente eliminar arquivos inúteis do HD e desfragmentá-lo. Pode ser que isto resolva!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.