O que fazer quando o Windows não inicia?

4 min de leitura
Imagem de: O que fazer quando o Windows não inicia?

Um belo dia você liga o computador e não consegue mais iniciar o Windows. Telas azuis, não reconhecimento do sistema operacional e outros tipos de erro frequentemente acontecem com muitos usuários, o que pode causar  dor de cabeça para quem não faz backups dos seus arquivos.

Mas o que fazer nesses casos e qual é a melhor forma de proceder para tentar recuperar seus dados? Este tutorial apresenta as melhores maneiras de resolver o problema sem sequer abrir o seu gabinete para isso.

Prevenir é melhor que remediar

O velho ditado também vale para o uso do computador, e a melhor forma de fazer isso é particionar o seu disco rígido, ou seja, dividi-lo em mais pedaços. Assim, você pode ter um espaço para o Windows e os programas instalados, bem como outro para seus arquivos importantes.

Caso o sistema operacional resolva não funcionar e você saiba como formatar o computador, basta instalar o Windows normalmente na partição destinada a ele, sem perder nenhum dado importante de sua máquina. Confira nos links abaixo de alguns tutoriais do Baixaki ensinando a particionar ou mover os seus arquivos para outra fatia do HD.

Como criar partições no HD

Criando e modificando partições por meio do próprio Windows

Saiba como colocar seus arquivos em uma partição diferente à do XP

Como formatar o Windows

Formatei o PC, e agora?

Resolvendo o problema

Modo de Segurança

Em muitos casos, algum item novo de hardware ou atualização errada em drivers do seu computador podem estar impedindo o Windows de inicializar corretamente. Dessa forma, a melhor maneira de testar se esse é o problema é iniciando o sistema no Modo de Segurança.

Geralmente, quando o Windows apresenta problemas ao iniciar, a opção do Modo de Segurança aparece automaticamente na próxima tentativa de inicialização. Caso ele não apareça, clique em alguma das teclas “F” do seu teclado, em geral a F8 ativa essa opção.

No Modo de Segurança, é possível diagnosticar melhor o problema e até reverter as alterações que possam ser a causa dele, além de realizar uma Restauração do Sistema para tentar retornar o Windows a uma data em que tudo funcionava corretamente.

Ubuntu

Outra opção muito interessante para você conseguir recuperar seus arquivos rapidamente é fazer uso do Ubuntu, um sistema funcional e que pode ser utilizado no seu computador sem qualquer instalação, rodando diretamente do CD.

Com o CD em mãos, acesse primeiramente a BIOS do seu computador e coloque a inicialização primária a partir do seu leitor de CD ou DVD. Para fazer isso, basta encontrar a função correta. Veja abaixo um exemplo.

Agora, espere o Ubuntu carregar e escolha a opção “Experimentar Ubuntu sem fazer nenhuma alteração no seu computador”. Aguarde alguns segundos e pronto, o sistema operacional estará pronto para uso, permitindo então que você acesse suas pastas importantes e salve-as em um CD, DVD ou pen drive rapidamente. Vale lembrar que o Ubuntu usa constantemente o seu leitor de DVD, ou seja, será necessário ter mais um para poder gravar os arquivos em CDs ou DVDs.

Últimas opções

Instale uma nova cópia

Basicamente, esse método consiste em instalar novamente o sistema operacional sem formatar o HD. Você deve fazer o boot pelo CD ou DVD, seguindo os passos de instalação normalmente, sem apagar ou formatar as unidades.

Dessa forma, o sistema se encarrega de colocar os arquivos do Windows antigo em uma pasta separada, que pode ser acessada por você a partir do novo. Assim, será possível encontrar documentos importantes, eliminando diversas dores de cabeça.

Tente recuperar o Windows

Antes de formatar ou realizar medidas mais drásticas para recuperar seus arquivos ou o sistema por completo, vale a pena tentar utilizar as funções de reparo nativas dos sistemas operacionais. Tanto no XP como no Vista, há uma função para restaurar as possíveis falhas na estrutura do sistema.

Com o CD ou DVD do seu SO em mãos, repita os passos descritos anteriormente para carregar os arquivos a partir do leitor. Agora, insira a mídia nele e reinicie o computador. Pressione qualquer comando no teclado quando a informação aparecer na tela e aguarde o carregamento dos arquivos.

Vista

No Windows Vista, o processo é bem mais automatizado e em poucos cliques você pode tentar recuperar os arquivos do seu sistema operacional. Basta realizar o processo já descrito, clicando na opção indicada na foto abaixo para começar o processo.

XP

Com o Windows XP, é necessário que você tenha conhecimentos em linhas de comando para tentar algum tipo de reparo mais eficaz no seu computador. Clique na opção indicada na tela inicial do boot para tentar recuperar seu sistema.

Ainda com problemas?

Caso você tenha encontrado dificuldades em realizar os processos citados ou nada esteja resolvendo o problema, vale a pena pedir ajuda a alguém que domine esse tipo de tarefa. Além disso, é possível instalar o seu HD em uma outra máquina que já tenha um disco rígido principal, o que pode ser feito por qualquer um que tenha algum domínio de configurações de hardware.

Vale ressaltar que as dicas apresentadas aqui não tem esse enfoque, dando ênfase a maneiras mais simples e que não requerem a abertura do seu gabinete para a resolução dos problemas de inicialização do sistema.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 ou qualquer produto da Microsoft e baixar na hora direto da Microsoft Store? Clique aqui e conheça já! 

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.