Programas que ajudam a excluir arquivos bloqueados pelo Windows

3 min de leitura
Imagem de: Programas que ajudam a excluir arquivos bloqueados pelo Windows

Eu tenho certeza absoluta que você já passou por essa situação irritante: imagine que você está utilizando o seu computador e tenta apagar um arquivo ou pasta — esteja em alguma outra pasta ou na própria Área de Trabalho.

E então, quando você pressiona delete (ou arrasta para a lixeira), uma mensagem aparece na tela: “O programa parece estar em uso”, ou então, “Você precisa de permissão para executar essa função”. Enfim, é um “Acesso negado” — e isso irrita bastante.

Às vezes isso acontece quando você acaba de instalar um programa e quer excluir o instalador, mas ele continua em uso. Ou então o Windows simplesmente invoca que você não vai apagar tal arquivo e ponto final. Isso acontece principalmente porque ele realmente está em uso — mas em segundo plano.

Você tenta, mas não consegue excluir o programa.


Excluindo os arquivos na marra


Para solucionar de uma vez por todas esse problema e mostrar quem é que manda no seu PC, fazemos aqui uma seleção com vários arquivos que prometem ajudá-lo na árdua tarefa (que pode até nem ser tão árdua assim, mas é realmente irritante).

Pocket KillBox — Aqui a sua leveza definitivamente não é um ponto negativo. Com apenas 90 KB o programa traz uma porção de opções para ajudá-lo a “matar” os arquivos que insistem em não deixar que você os exclua.

O programa oferece várias opções diferentes, bastando escolher uma pasta ou um arquivo e definir o que você quer fazer: matar o arquivo, excluir/substituir ao reiniciar, fechar o Explorer enquanto mata o arquivo. Você ainda pode ver qual processo está executando o arquivo para então fechá-lo.

Dr Delete — Esse programa busca realmente a simplicidade. Ao abri-lo você logo entende o que eu estou querendo dizer. É que basta abrir o Dr Delete, procurar pelo seu arquivo “supostamente” bloqueado e clicar no botão Delete. E quando você reiniciar o PC, a primeira coisa que o programa vai fazer para você é excluir o arquivo.

Unlocker — Muito prático, adiciona uma nova função ao menu de contexto do Windows Explorer. Ou seja, é só você clicar com o botão direito sobre o arquivo que está bloqueado e selecionar a opção “Unlocker”. Depois disso, o arquivo ficará livre do que estava usando ele e você poderá excluí-lo normalmente. (Altamente aprovado pelos usuários do Baixaki, então vale a pena conferir.)

OpenedFilesView — Como mencionado logo acima, às vezes os programas gostam de esconder de nós o que estão fazendo ou acessando. Com o OpenedFilesView você pode visualizar todos os arquivos que estão em uso no momento, e porque estão abertos. Aí, se você quiser, é só finalizar o processo do arquivo para poder excluí-lo.

File Folder Unlocker — O aplicativo é muito semelhante ao Gerenciador de Tarefas do Windows, o que acaba até mesmo ajudando na utilização. Com ele você pode localizar todos os processos que estão em funcionamento (até mesmo os escondidos), além dos arquivos que estão sendo usados por eles. Dessa forma fica fácil encerrar quem está usando o arquivo “bloqueado”. Ótima opção para solucionar o problema.

Boot Deleter — A intenção do aplicativo é deletar o arquivo que está bloqueado quando o computador for reiniciado. Entretanto, oferece várias maneiras para fazer isso. Você pode somente soltar o arquivo para dentro do atalho do programa ou adicionar uma função no menu de contexto do Explorer. Assim, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e escolher a opção “Delete on Reboot”.

● ● ● ● ● ●

É possível que mesmo assim você não tenha conseguido apagar aquele arquivo ou pasta que está bloqueado. Uma solução simples e fácil também é a de iniciar o Windows no Modo de Segurança. Assim, é provável que o arquivo não esteja em uso por nenhum processo e você possa finalmente excluí-lo.

Um abraço e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.