(Fonte da imagem: Reprodução/Câmara)

Desenvolvedores estão reunidos na Câmara dos Deputados em Brasília para criarem diversos projetos que poderão ser utilizados pelos eleitores na fiscalização dos parlamentares. Eles estão reunidos na 1ª Maratona Hacker (Hackaton 2013), que se encerra hoje e foi marcada pela presença de 50 programadores. O evento foi organizado pela Câmara e durou quatro dias — período em que os desenvolvedores estiveram reunidos para a criação das ferramentas.

Agora, todos os projetos apresentados no evento serão avaliados por uma comissão especial e no final do mês serão apresentados os vencedores. Todos os aplicativos e serviços mostrados possuem a mesma finalidade: facilitar o acesso dos usuários comuns às informações do congresso nacional (incluindo gastos e atividades de cada deputado federal e senador da república).

Apesar de os competidores já estarem cadastrados, todos têm até o dia 11 de novembro para aprimorarem os projetos, que ainda podem contar com alguns bugs e erros de layout, por exemplo. Como informa o site G1, os links para o acesso aos trabalhos mais bem qualificados só devem estar disponíveis no final deste mês, perto da divulgação do grande vencedor.

Cupons de desconto TecMundo: