Dell lança no país XPS 13, ultrafino de 13” com 6ª geração do Intel Core

5 min de leitura
Imagem de: Dell lança no país XPS 13, ultrafino de 13” com 6ª geração do Intel Core
Avatar do autor

Seguindo a rota traçada no Brasil, a Dell amplia sua linha de equipamentos premium no país com o novato XPS 13, que de “inexperiente” não tem nada. O produto, que une design ultrafino (e elegante) a uma configuração de ponta, acaba de ser lançado por aqui e tem preço inicial sugerido de R$ 8.499.

O destaque fica por conta do design sofisticado, com uso de materiais como alumínio, fibra de carbono e vidro Corning Gorilla. O XPS 13 é o menor notebook ultrafino de 13” do mundo e o primeiro no Brasil a vir com a 6ª geração de processador Intel Core, oferecendo capacidade de processamento gráfico até 30% superior na comparação com o modelo anterior e até 11 horas de autonomia de bateria.

Medidas milimétricas

Com espessura de 9 mm no lado mais fino e peso inicial de 1,27 kg, essa nova geração do XPS 13 traz um design diferenciado por meio de um recurso novo no mercado: o display sensível ao toque com borda infinita, o que amplia a área útil total da tela. Assim como na geração anterior, a tecnologia é combinada com o painel IPS, de resolução QHD+ (3200 x 1800), e tem com 400nits de brilho.

De acordo com Raquel Martins Braga, gerente de marketing para o consumidor final da Dell Brasil, o equipamento “reflete os investimentos em pesquisa e desenvolvimento” que a empresa tem feito no últimos anos. “Esse equipamento traz o DNA inovador da Dell e incorpora as últimas tecnologias disponíveis na indústria em um formato portátil, o qual, graças a uma tela com InfinityEdge, praticamente elimina as bordas e entrega um produto com medidas similares às alcançadas por modelos de 11 polegadas. (...) A nova geração do XPS 13 reflete os investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados pela companhia nos últimos anos para oferecer aos clientes a melhor experiência possível”, declarou a executiva.

Para Américo Tomé, diretor de marketing da Intel no Brasil, a 6ª geração de processadores Intel Core é um dos grandes diferenciais do equipamento. “A nova família de processadores é a mais rápida e eficiente da Intel, permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores como o XPS 13. E o consumidor que escolher esse produto vai usufruir não só de seu desempenho incrível, mas também de um design que chama a atenção por sua elegância”, endossou o diretor.

Suporte ao padrão Thunderbolt 3, tela sensível e preocupação ambiental

O XPS 13 também terá suporte ao padrão Thunderbolt 3 em uma porta USB 3.1 tipo-C. O recurso permite uma taxa de transferência de dados de até 40 GB, viabilizando, por exemplo, uma conexão simultânea com até dois monitores em resolução 4K. Aliada ao armazenamento em SSD e à oferta de configurações com 8 GB de memória RAM, a tecnologia de processamento do ultraportátil permite a inicialização do equipamento em segundos e promete a realização de tarefas complexas de forma mais rápida e eficiente.

O equipamento oferece ainda a tela sensível ao toque, que é recoberta por uma camada protetora de vidro Corning Gorilla. Associado ao uso de materiais premium, o revestimento visa garantir durabilidade e leveza, com acabamento externo em alumínio usinado e a camada de fibra de carbono na parte interna. Este último aspecto oferece conforto durante a digitação no teclado retroiluminado ou no uso do touchpad de precisão.

O novo XPS 13 foi construído com base em critérios de sustentabilidade ambiental. Para isso, o equipamento não inclui, na fabricação, materiais como cádmio, chumbo, cromo hexavalente e mercúrio. O produto também não conta com traços de PVC e BFR e chega ao consumidor em embalagens recicláveis, sendo certificado como ENERGY STAR 6.0 (eficiência energética) e EPEAT na categoria Gold (equipamentos sustentáveis).

E os acessórios?

Junto ao equipamento, a Dell traz ao Brasil um ecossistema de acessórios que ampliam suas funcionalidades e prometem ao usuário bom desempenho para trabalhar, utilizar programas de entretenimento e ter segurança, conectividade e ergonomia.

Entre as facilidades, o novo XPS 13 tem adaptador universal USB 3.0, que permite a conexão com redes com fio e conta com saídas de vídeo VGA e HDMI para projeção do conteúdo em monitores externos ou projetores. Além disso, há uma porta USB adicional para conexão de periféricos.

O equipamento também é compatível com a Doca Universal D3100 USB 3.0 Ultra HD, produto feito pela própria Dell. A partir desse acessório, o usuário pode expandir sua área de trabalho conectando até três telas de uma só vez, incluindo uma tela de definição Ultra HD e duas Full HD, além de ampliar o número de portas USB disponíveis.

Confira as especificações completas e os acessórios que a Dell recomenda

As características técnicas do novo XPS 13 são as seguintes:

  • Notebook ultrafino e ultraportátil com Windows 10
  • Tela Ultrasharp 13” IPS com touchscreen, resolução QHD+ (3200 x 1800) e InfinityEdge
  • Fabricado com materiais premium: alumínio, fibra de carbono e Gorilla Glass
  • Processador da 6ª geração Intel Core i5 ou i7
  • Placa de vídeo integrada Intel HD 520
  • Memória de até 8 GB Dual Channel DDR3L
  • SSD de até 256 GB com tecnologia Intel Rapid Start
  • Compatibilidade com padrão Miracast para espelhamento da tela
  • Alto-falantes estéreo com processamento Waves MaxxAudio Pro
  • Porta USB 3.1C com Thunderbolt 3 (1), porta USB 3.0 (1), mini DisplayPort (1), leitor de cartão (SD) e leitor de cartão 3 em 1 (SD, SDHC e SDXC), conexão para fone de ouvido e microfone (1)
  • Porta HDMI 1.4a para entretenimento em HD e webcam com resolução HD (1280 x 720)
  • Autonomia de bateria de até 11 horas 
  • Dimensões: espessura: 9 – 15 mm; largura: 304 mm; profundidade: 200 mm
  • Peso: a partir de 1,27 kg
  • Oferta de serviços profissionais e garantia ProSupport com atendimento dedicado 24 horas por dia, sete dias por semana; Complete Care, serviço que garante proteção contra danos acidentais ao equipamento, como derramamento de líquidos, quedas e oscilações
  • Compatível com a linha própria de software de segurança da informação da Dell, voltada a dispositivos de acesso à rede corporativa Dell Data Protection (DDP)

Os acessórios Dell recomendados são os seguintes:

  • Capa Dell Premier para XPS
  • Mouse Wireless Bluetooth 3.0 WM524
  • Adaptador universal USB 3.0 para VGA/HDMI/USB/Ethernet da Dell
  • Doca universal D3100 USB 3.0 Ultra HD (4K) da Dell
  • Gravador de DVD-RW em USB externo ultrafino da Dell
  • Carregador portátil de 4 Células de 45W – 12.000 mAh da Dell, que expande o tempo total de bateria do XPS 13 para 18 horas
  • Alto-falante portátil Bluetooth Dell AD211

Preço e disponibilidade

O XPS 13 já está disponível no site da Dell no Brasil e tem preço inicial sugerido de R$ 8.499.

O que você achou do XPS 13, novo notebook ultrafino da Dell? Comente no Fórum do TecMundo.

Dell lança no país XPS 13, ultrafino de 13” com 6ª geração do Intel Core