A Dell chegou bem perto de lançar o smartphone com o qual muitas pessoas ainda sonham. Apostando em um processador com arquitetura x86 produzido pela Intel e na versão padrão do Windows 10, o dispositivo chegou a receber alguns protótipos antes de ser totalmente descontinuado, conforme relata Evan Bless (mais conhecido como @EvLeaks).

Na última sexta-feira (4), ele publicou diversas imagens promocionais do gadget, que usava uma versão preliminar do sistema Continum para funcionar tanto de forma portátil quanto como um desktop tradicional. As fotografias conceituais mostram um dispositivo bastante fino e que se comportaria mais como um laptop com conectividade celular do que como um smartphone que também funciona como plataforma de mesa.

O gadget rodaria a versão do Windows 10 para desktops

Infelizmente, essa combinação atraente nunca vai se tornar realidade: segundo Bless, o projeto foi abandonado quanto a Intel desistiu de sua linha de processador Atom. Com isso, a Dell ficou sem opções de CPUs com arquitetura x86 que combinassem um bom poder de processamento com uma boa temperatura de operação e que não dependesse de resfriamento externo.

Embora o Elite X3 cumpra algumas das promessas feitas pelo aparelho cancelado pela Dell, ele ainda não consegue chegar a um “ponto ideal”. Embora os chips ARM tenham adquirido um poder considerável nos últimos anos, o chipset presente no smartphone ainda não consegue rodar a versão do Windows 10 para desktops.

O projeto foi abandonado com o fim da linha Atom da Intel

A esperança que resta nesse sentido surge na forma do mítico Surface Phone, que parece cada vez mais distante de se tornar uma realidade. E você, gostaria de ver um aparelho portátil capaz de rodar a versão completa do sistema operacional da Microsoft? Contribua com a discussão em nossa seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: