Review: notebook Dell Vostro 5470 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: notebook Dell Vostro 5470 [vídeo]

Dell é uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, sendo que ela se destaca por inovar constantemente. Conhecida por seus ótimos serviços de garantia e pela qualidade de seus aparelhos, a marca vem chamando a atenção com seus mais recentes dispositivos.

Um dos mais notáveis notebooks que a empresa lançou neste ano é o Vostro 5470. Trata-se de uma atualização significativa em hardware e design desta linha de notebooks que já é bem famosa.

Como de praxe, a fabricante oferece opções para que o consumidor escolha a configuração ideal, pagando valores diferentes de acordo com as peças selecionadas. Há desde modelos mais simples que trazem um processador básico até versões mais robustas que trazem chip gráfico dedicado e tela touchscreen.

Colocamos nossas mãos num Vostro 5470 que tem processador Intel Core i5 e até mesmo chip gráfico da NVIDIA. É claro que fizemos vários testes para trazer nossa opinião sobre este notebook ultrafino. Será que este é o computador ideal para você?

Especificações

Resultados de Benchmarks

3DMark

Powermark

O Powermark foi gentilmente cedido pela Futuremark

Nossa, mas isso é um ultrabook?

Quem vê este Dell pela telinha do computador não faz ideia de como ele é fino e leve. Sério, é tão fino que ele realmente parece um ultrabook, mas a Dell não pode colocar o selo de “ultrabook”, já que esta máquina não tem SSD e outros requisitos estabelecidos pela Intel.

De qualquer forma, esta máquina é ideal para quem precisa de um computador realmente portátil e leve. Dá pra carregar tranquilamente na mochila o dia todo e não sentir o peso do aparelho.

É interessante notar também que, além de caprichar nas medidas, a Dell fez questão de dar atenção ao design do aparelho. Ainda que seja um computador de preço intermediário, o visual não fica devendo nada aos notebooks mais tops.

Ele tem um acabamento impecável e impressiona nos detalhes. A tampa que imita aço escovado evita as marcas de digitais e dá um toque de luxo. As portas nas laterais ficam bem dispostas e, aliás, é bom ressaltar que ele não tem drive óptico, o que é excelente para quem abandonou essa tecnologia e se satisfaz com as portas USB 3.0 (são três conexões desse tipo).

Dentro, o teclado bem espaçoso é perfeito para todo tipo de tarefa. É válido salientar, contudo, que as setas são bem pequenas e podem incomodar aqueles que estão acostumados com botões de tamanho avantajado.

O touchpad gigantesco não tem botões demarcados e responde rapidamente aos comandos de múltiplos toques do Windows. Isso é ideal neste modelo que não tem touchscreen. De quebra, este Dell ainda tem o leitor biométrico, que garante segurança e praticidade.

Focado no entretenimento

O Vostro que testamos vem com o processador Intel Core i5-4210U. Este chip tem apenas dois núcleos, mas dá conta de todas as tarefas do sistema sem dificuldades, principalmente porque ele trabalha com 4 threads simultaneamente. Mesmo softwares mais pesados rodam sem problemas, já que estamos falando de um chip Core i5 de 4ª geração.

O modelo analisado vinha com 4 GB de memória RAM do tipo DDR3. O módulo instalado opera com clock de 1.600 MHz. Em nossos testes, a memória instalada se provou suficiente para rodar múltiplos apps, jogos e programas como o CorelDRAW. Tudo é muito rápido e não há qualquer problema quanto à falta de RAM.

O chip gráfico GeForce GT 740M é perfeito para a jogatina. Esta GPU roda games recentes com boa qualidade visual. Obviamente, não é possível ativar filtros e configurações avançadas, mas a maioria dos títulos testados roda com boa taxa de frames (entre 30 e 60 fps) e com detalhes em configuração média ou alta.

Testamos Hitman: Absolution, Battlefield 3, LEGO The Hobbit, Dead Space 3, The Adventures of Van Helsing II e muitos outros. É importante comentar, no entanto, que alguns títulos como Metro: Last Light não rodam satisfatoriamente, nem mesmo com as configurações em nível baixo, então tenha em mente que este notebook não atende as configurações de uma máquina gamer.

Mesmo executando jogos mais pesados, o chip gráfico não aquece muito, mas, de qualquer forma, o sistema de refrigeração não deixa a desejar. É claro que não dá pra jogar com o notebook no colo, pois o calor liberado ainda é prejudicial, porém não é preciso se preocupar ao rodar games por longos períodos.

Apesar de ser muito fino e leve, este Dell tem um sistema de som 2.1. Pois é, quem diria que ele tem até um subwoofer (de tamanho reduzido, claro) pra deixar os graves caprichados? O nível de volume é excelente, não rola distorções e a qualidade é sonora é impressionante!

Bateria e tela

Por conta do sistema NVIDIA Optimus (que ativa o chip gráfico dedicado apenas quando necessário) e do processador de baixo consumo, a autonomia de bateria do Vostro 5470 não deixa a desejar.

Ela dura quase cinco horas para atividades normais como navegação na web e utilização de programas mais simples. Para rodar jogos, a energia acaba rápido, mas ainda dá pra se divertir por duas ou quase três horas.

Infelizmente, a tela deste Dell não é tão boa. Ela tem bom nível de brilho e colorido razoável, mas o display pode distorcer muito as cores quando posicionado em ângulos obtusos. Além disso, ela não é Full HD. Se você não é muito exigente, ela não vai incomodar muito.

Vale a pena?

A Dell caprichou na construção deste notebook e a compra vale a pena para quem precisa de um computador com chip gráfico dedicado e não quer gastar muito. Atualmente, ele custa R$ 2.200, mas pode ser obtido com desconto no boleto.

Leve, fino, elegante, rápido e robusto. Este Vostro tem tudo para ser o companheiro ideal de quem trabalha e ainda de quebra quer rodar um ou outro joguinho. Não é a máquina perfeita em questão de bateria e tela, mas tem uma configuração de hardware caprichada para conteúdos multimídia.

Quem não precisa de uma GeForce e de um processador Core i5, pode economizar uns 300 reais e ter uma ótima máquina (com processador Core i3 e chip gráfico da Intel). E, se você quer mais recursos, pode investir mais 600 reais e pegar um computador com SSD, 8 GB de RAM e tela sensível ao toque.

No geral, ficamos satisfeitos e recomendamos o Dell Vostro 5470 para quem quer qualidade de construção e tem um pouco mais de grana para investir em um notebook que é quase ultrabook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.