Review: tablet Dell Venue 8 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: tablet Dell Venue 8 [vídeo]

Há algum tempo, a Dell resolveu apostar suas fichas no segmento dos tablets. Depois de lançar alguns modelos lá fora e trazer um modelo com Windows 8 para o Brasil, a empresa agora apresenta um tablet acessível com o sistema Android.

O Dell Venue 8 é um gadget que pretende conquistar o consumidor que busca um dispositivo com hardware equilibrado e tamanho intermediário, mas que não pretende gastar valores absurdos pelo produto.

Este modelo se destaca também pela leveza e pelo design. A dúvida que fica é se o Venue 8 realmente tem chance de concorrer considerando que temos Nexus e outros gadgets muito bons disponíveis no mercado. Vamos ver se os diferenciais do produto valem a pena, mas, antes, você deve conferir as especificações:

Especificações

Resultados de Benchmark

Vellamo

AnTuTu Benchmark

3DMark

Design caprichado

A Dell sempre teve sua própria “cara” estampada em seus computadores e claro que ela iria dar um jeito de levar seu visual para os tablets. O Dell Venue 8 é um tablet que impressiona pelo design. Mesmo sendo simples, ele é bastante bonito e elegante.

Os cantos arredondados, a ausência de parafusos, os botões bem posicionados e as câmeras instaladas discretamente são pontos positivos do aparelho. O acabamento em material emborrachado garante uma boa pegada e passa a sensação de segurança.

A tela ocupa muito bem o espaço na frente do gadget, sobrando pouco espaço ao lado do display, apesar de que ainda é suficiente para segurar firmemente e evitar que as mãos atrapalhem na hora de jogar ou ver um filme.

O espaço para inserir um cartão de armazenamento adicional fica localizado na lateral, bem fácil de acessar. Algo que nos impressionou muito foi a leveza do produto e suas dimensões reduzidas. Ele é muito fino e ideal para carregar na mochila.

Hardware bom, mas há alguns problemas

A configuração de hardware do Venue 8 é muito boa. Com processador dual-core de 2 GHz, 2 GB de memória RAM e chip gráfico da Intel, o produto promete ótimo desempenho para quaisquer tarefas. Todavia, ficamos com um pé atrás quanto ao processador Intel, que por conta de sua arquitetura diferente poderia apresentar alguns problemas.

Em nossos testes, o chip da Intel realmente decepcionou em diversas situações. Ainda que seja poderoso e capacitado para rodar o sistema Android sem dificuldades, esse chip não se dá muito bem com alguns jogos. Você pode ver filmes no Netflix, curtir seus apps favoritos e até executar alguns games, porém os problemas são recorrentes.

Ao rodar Modern Combat 4, por exemplo, o processador travou algumas vezes (a imagem ficou congelada e somente a reinicialização resolveu o problema). Ao rodar o jogo Asphalt 8 e o benchmark GFX Bench, percebemos que o chip gráfico exibe vários bugs (cores bagunçadas, elementos que não aparecem e outros).

Apesar disso, é bom ressaltar que alguns títulos funcionaram sem problemas. O jogo do Sonic rodou normalmente. O game novo do Capitão América também foi executado sem dificuldades.

Experiência multimídia balanceada

Deixando os deslizes do processador de lado, devemos tecer alguns elogios ao excelente display que a Dell instalou no gadget. A tela tem ótima resolução, possibilitando curtir filmes e aproveitar outros conteúdos em alta definição.

O visor do aparelho não distorce as cores e tem um bom equilíbrio de brilho e contraste. Além disso, o display responde prontamente aos comandos de toque. O tamanho da tela é ideal para quem gosta de ver filmes e jogar, sendo também uma boa opção para leitura.

O áudio do Venue 8 é um ponto forte. Apesar de não trazer uma configuração de som com dois alto-falantes, que poderia garantir melhores resultados (assistir a filmes é muito melhor quando o som é reproduzido em dois canais), a qualidade sonora é satisfatória.

As músicas são reproduzidas em alto e bom som.  O componente de áudio é um tanto limitado no que diz respeito aos graves. Os agudos, por outro lado, são até exagerados e podem incomodar quando o volume está no nível máximo. Infelizmente, ele distorce um pouco os sons em algumas situações.

A experiência multimídia com o Venue 8 é satisfatória, mas não espere muito das câmeras. A câmera principal captura imagens com 5 megapixels, o que é suficiente para obter fotografias de alta qualidade e fazer fotos até mesmo para imprimir.

Ocorre que essa câmera não tem configurações e recursos adicionais. Não há regulagens avançadas (como exposição, HDR e efeito foco). A Dell optou por não incluir flash, o que é má notícia, visto que esse componente poderia ajudar em algumas situações.

A câmera frontal grava vídeos e imagens com resolução de 2 megapixels. A qualidade é boa, mas a captura é um pouco escura, o que obriga o usuário a fazer videoconferências em ambientes bem iluminados.

Que bateria impressionante!

Apesar de ter alguns problemas, esse tablet supera expectativas quando o assunto é energia. Mesmo deixando o aparelho ligado por vários dias (com o adaptador WiFi ativado), a bateria parece não sofrer impacto severo. Dá para usar o gadget de vez em quando e só recarregar a cada quatro ou cinco dias.

Para o dia a dia, ficamos impressionados com os bons resultados. Em nossas verificações, somente 12% de energia foi gasto ao reproduzir um vídeo de uma hora no YouTube. Assim, podemos concluir que a bateria do Venue 8 tem autonomia de quase 8 horas para tocar vídeos disponíveis na internet. A execução de jogos também não consome muita energia.

Vale a pena?

Com preço variando entre 700 e 800 reais nas principais lojas da internet (no site da Dell, ele é vendido oficialmente por 800 reais), esse é um tablet que tem grandes chances de emplacar no Brasil, tanto pelo preço quanto pela qualidade do produto.

Além de ser fabricado por uma marca de confiança (que tem garantia e boa assistência), este gadget tem alta qualidade de construção e design elegante. Ficamos satisfeitos com o acabamento do produto, algo raramente visto em outros aparelhos de mesma faixa de preço.

O sistema Android em sua versão pura é muito bem-vindo. A versão instalada não é a mais recente, mas a Dell promete atualizar o aparelho. O desempenho do produto é excelente, mas é preciso considerar que alguns jogos não rodam muito bem. Para ler, ver filmes e navegar, os resultados são mais do que satisfatórios.

A câmera e o som não são excelentes, mas quebram um galho. Agora, quando o assunto é bateria, não há como negar que a Dell caprichou. Enfim, acreditamos que vale a pena adquirir este tablet, principalmente porque o preço é atraente para o tanto de benefícios oferecidos. Agora, se você é um gamer, vale consultar outros modelos que não apresentem problemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.