Review: tablet Dell Venue 11 Pro 7140 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: tablet Dell Venue 11 Pro 7140 [vídeo]

Quando começou a ganhar popularidade, a categoria dos tablets chamou a atenção dos consumidores por causa da praticidade e possibilidade de substituir os robustos e pesados notebooks. Entretanto, esse então novo segmento de aparelhos pecava por não oferecer todos os recursos que um PC portátil tinha a oferecer para quem precisava, por exemplo, usar a máquina para trabalho.

Com o tempo, esse panorama mudou e hoje já podemos encontrar tablets tão poderosos quanto um notebook. O Dell Venue 11 Pro – modelo 7140 – é um bom exemplo disso, sendo que o melhor conjunto de palavras que o descreve é “um bom aparelho para ser utilizado para o trabalho”. Tivemos a oportunidade de testar essa máquina durante alguns dias – juntamente com um de seus acessórios, um teclado com bateria extra – e as nossas impressões são o que você confere a partir de agora, em mais uma análise do TecMundo.

O tablet Dell Venue 11 Pro 7140 foi cedido por empréstimo pela Dell para a realização desta análise.

Especificações técnicsa do Dell Venue 11 Pro 7140.

Especificações técnicas do Dell Venue 11 Pro 7140

  • Sistema operacional: Windows 8.1 (64 bits)
  • Tamanho da tela: 10,8 polegadas
  • Resolução da tela: 1920x1080 pixels (Full HD)
  • Processador: Intel Core M 5Y10c
  • GPU: Intel HD Graphics 5300
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB
  • Armazenamento externo: suporte a cartão micro SD de até 128 GB
  • Câmera traseira: 8 megapixels
  • Câmera frontal: 2 megapixels
  • Conectividade: WiFi 802.11ac, Bluetooth 4.0, NFC, USB 3.0 e micro HDMI
  • Sensores: giroscópio e proximidade
  • Dimensões: 279,8 mm (largura) x 10,75 mm (profundidade) x 176,4 mm (altura)
  • Peso: 733,4 gramas

Dell Venue 11 Pro 7140.

Design

O design desse tablet da Dell é robusto e transmite bastante resistência para o usuário. Sua construção é feita em plástico, mas possui uma textura que lembra o metal escovado. Na parte traseira, encontramos um material emborrachado que favorece a pegada. Quando usado na horizontal, os conectores, a saída de som e os botões ficam na parte lateral.

Apesar das qualidades na construção, é bom deixar claro que o Venue 11 Pro é bastante pesado. Mesmo segurando o tablet com as duas mãos, pode-se ficar cansado em alguns minutos de uso se não houver um apoio adequado para os braços.

Design – Dell Venue 11 Pro 7140.

Tela

O display do Venue 11 Pro possui uma boa qualidade e um excelente contraste de cores. A resolução Full HD em uma tela de quase 11 polegadas deixa tudo muito bem definido. Portanto, é praticamente impossível visualizar os pixels e ter aquela sensação desagradável de que a imagem está em baixa resolução.

As configurações de brilho – tradicionais do Windows – oferecem uma visualização razoável em ambientes iluminados. Nessas situações, o que incomoda um pouco são as marcas de dedo. Elas ficam bastante evidentes durante o uso, principalmente nas bordas do display, que são exageradamente grandes no Dell Venue 11 Pro.

Tela – Dell Venue 11 Pro 7140.

Desempenho

Voltado para quem quer um tablet para trabalho, esse produto oferece um desempenho satisfatório para a maioria das situações. Ele rodou com tranquilidade vários softwares de produtividade ao mesmo tempo, como Word, Excel e PowerPoint. Até mesmo alguns jogos foram executados sem problemas.

O processador Intel Core M que equipa o tablet é voltado para dispositivos híbridos. Isso significa que a performance é semelhante à de notebooks intermediários, principalmente se considerarmos a presença dos 4 GB de memória RAM. O armazenamento em flash torna tudo muito rápido, desde o boot até a execução de programas.

Desempenho – Dell Venue 11 Pro 7140.

Interface

O Dell Venue 11 é equipado com o Windows 8.1 (64-bits), um SO que muitos usuários só veem nos PCs. Em um tablet, a utilização dos programas com a interface Metro não pode ser dispensada com a mesma facilidade que nos computadores. Portanto, usar os softwares tradicionais do Windows exige certa prática. Quem utiliza dispositivos híbridos há algum tempo pode já estar acostumado, mas também é possível que o primeiro encontro pareça estranho.

Câmera

Os sensores do Venue 11 Pro estão ali apenas para atender o básico. Ambos possuem uma qualidade abaixo da média, com alto índice de granulação. A ausência de foco manual na câmera traseira torna um sacrifício a captura de algumas fotos. Já o sensor frontal é ideal apenas para conversas em vídeo.

Áudio

Apesar de contar com áudio estéreo, a potência sonora desse tablet não impressiona. Os alto-falantes não ficam voltados para quem usa o aparelho e a posição das mãos ao usá-lo na horizontal pode abafar a saída de som. Como é comum nessa categoria de dispositivos, o conjunto não acompanha fones de ouvido.

Bateria

O aspecto que mais impressiona no Venue 11 Pro é a duração da bateria. Com a carga cheia e usando-se o tablet de forma consistente durante todo o dia, o aparelho foi capaz de aguentar quase 10 horas. Em uso moderado, essa média sobe para quase três dias.

Dell Venue 11 Pro 7140.

Acessórios

Para quem está buscando produtividade, os acessórios da Dell para esse tablet são praticamente indispensáveis. Recebemos o teclado com bateria extra capaz de estender a carga do Venue 11 Pro por mais algumas horas. Além desse produto, há também um dock que transforma o conjunto em um verdadeiro desktop.

Teclado Tablet Móvel

O acessório que recebemos, um teclado para o tablet da Dell, é um dos produtos obrigatórios para ser produtivo com o Venue 11 Pro. Apesar de compacto, ele é relativamente pesado, o que contribui para deixar o conjunto ainda menos "portátil". Juntos, os dois pesam cerca de 1,5 kg, peso maior que o de um ultrabook.

Dell Venue 11 Pro 7140 e o teclado com bateria extra.

O grande responsável pelo peso é a bateria extra que está contida no teclado. Porém, graças a ela é possível estender a duração da carga entre 4 e 6 horas, valor que depende do uso do tablet. As teclas são bastante confortáveis para digitação e o tamanho é ideal para longas horas em frente à tela.  O acessório também conta com um trackpad de qualidade, mas peca por não trazer mais portas USB ou outros formatos de saída para vídeo.

Vale a pena?

Voltado para aqueles que buscam um aparelho para uso profissional, o Venue 11 Pro deve atender com folga os requisitos desse tipo de consumidor. Vale ressaltar que todos os acessórios – aqueles que consideramos essenciais para o tablet – são vendidos separadamente, um ponto negativo para o produto.

Dell Venue 11 Pro 7140 e o teclado com bateria extra.

Além disso, o preço do conjunto pode assustar um pouco. Com configurações variadas, o Venue 11 Pro pode ser encontrado por valores que se iniciam em R$ 3.399 – preço da loja oficial da Dell. Portanto, os consumidores que buscam um aparelho mais básico não devem incluir essa opção na lista de compras.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.